“Como a energia elétrica chega na nossa casa?” é o tema abordado pelos alunos da educação infantil no Sesc Universitário
-
5 min
-
06 de novembro
Publicado em 24/11/2025
Alunos das 1ª séries do ensino médio não economizaram criatividade para mostrar que matemática está presente em todo nosso cotidiano
O projeto Matemática no Mundo, desenvolvido com as turmas das 1ª séries do Sesc Cidadania, nasceu do desejo de mostrar que a matemática vai muito além dos números e das fórmulas. Ela está presente na arte, na música, na culinária, na natureza, na tecnologia e até nas pequenas decisões do nosso dia a dia.
Como aconteceu?
Ao longo do ano letivo, os estudantes mergulharam em um processo ativo de pesquisa, reflexão e criação, explorando a matemática de forma interdisciplinar e conectada com o cotidiano, além de participarem de encontros de orientação. Cada grupo escolheu um tema, que despertassem seus interesses e estabelecessem diálogo com a matemática, investigando de que maneira a disciplina se manifesta nesse contexto.
Entre os temas pesquisados, surgiram propostas tão diversas quanto instigantes: matemática na arte, na inteligência artificial, na culinária, na música, nos jogos de lógica, nas energias sustentáveis, na arquitetura, na moda, na astronomia, na investigação criminal, no automobilismo, no cinema, no balé, nas fragrâncias, nas redes sociais, entre muitos outros. Cada tema revelou novas formas de enxergar a presença da matemática no mundo e em diferentes dimensões da vida humana.
Resultado
O resultado dessa jornada foi apresentado, no dia 29 de outubro, durante a Mostra Matemática, evento em que os grupos compartilharam com a comunidade escolar (alunos das 2ª e 3ª séries do ensino médio) seus trabalhos criativos e informativos, repletos de descobertas e conexões. Foi um momento de socialização das descobertas e de valorização da aprendizagem construída coletivamente.
O Erick Fellipe Alves de Sousa, aluno da 1ª série do ensino médio, comentou a importância deste projeto para o seu aprendizado. “O projeto meu ajudou, principalmente, a entender como a matemática se manifesta nas diferentes formas no nosso mundo, desde a natureza, astronomia, música, ou seja, ela está em toda parte. Além disso, me ajudou com a cooperação, estimulando o trabalho em equipe. Em resumo, é um projeto muito necessário”, explicou ele.
Leopoldo Veiga Jardim, diretor do Sesc e Senac Goiás, falou sobre o projeto e como ele impacta diretamente no desenvolvimento dos jovens. “O projeto é um exemplo vivo da missão do Sesc de promover uma educação significativa, que desperte a curiosidade, a criatividade e o olhar crítico dos nossos estudantes. A matemática, ganha aqui novas cores e sentidos, revelando-se presente na arte, na música, na culinária, na tecnologia e em tantos outros aspectos da vida cotidiana. Esse trabalho mostra que aprender é, acima de tudo, descobrir o mundo de novas formas e perceber que o conhecimento está em tudo o que nos cerca. Parabenizo nossos educadores e estudantes pelo empenho e pela beleza das descobertas que compartilharam nesta mostra.”, afirmou Leopoldo.
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac e vice-presidente da CNC, Marcelo Baiocchi Carneiro, reforçou o compromisso da instituição com a formação integral dos jovens. “Através de projetos como este, o Sesc demonstra que educação de qualidade é aquela que conecta o aprendizado à realidade, que estimula a reflexão e prepara os alunos para os desafios do futuro.É inspirador ver como a matemática, muitas vezes associada apenas a números e fórmulas, foi transformada aqui em uma linguagem de expressão, criatividade e inovação. Parabenizo toda a equipe do Sesc Cidadania e os alunos pelo brilhante trabalho.”, destacou Baiocchi.
5 min
06 de novembro
1 min
30 de outubro
1 min
29 de outubro