Claque - RETOMADA CULTURAL

As inscrições para o Claque começam nesta terça-feira (1º) e vão até o dia 13 de junho. O Edital Claque foi lançado para selecionar programações artístico-culturais para o Projeto Ocupação Sesc. O Claque é um edital do Sesc Goiás para o projeto Ocupação Sesc Virtual e tem como finalidade a contratação de profissionais goianos da arte e da cultura que estão sendo prejudicados pela crise financeira decorrente da pandemia da Covid-19. 

Para participar, os artistas devem acessar o site sescgo.com.br, ler o edital Claque de chamamento público e preencher o formulário que será disponibilizado a partir do dia 1º de junho de acordo com a categoria pretendida. Diferente de outros editais do projeto Ocupação Sesc (que seleciona e contrata apenas profissionais da arte e cultura com CNPJ), o edital do Claque prevê também a contratação de Pessoa Física. Os profissionais devem ficar atentos ao momento da inscrição para marcar a categoria correta (Pessoa Física ou Pessoa Jurídica), visto que a marcação errada leva à desclassificação.  

Podem se inscrever para prestar serviços na programação contemplada no Edital Claque, profissionais de Artes Cênicas (dança, circo e teatro), Artes Visuais, Audiovisual e Música, desde que obedeçam aos requisitos estabelecidos no edital.  

Edital Claque de chamamento público  

Ficha de inscrição para profissionais de Artes Cênicas 

Ficha de inscrição para profissionais de Artes Visuais 

Ficha de inscrição para profissionais de Audiovisual 

Ficha de inscrição para profissionais de Música 

Todos os projetos selecionados/contratados serão remunerados pelo Sesc Goiás e serão disponibilizados de forma virtual a partir de julho nas redes oficiais da instituição. 

“O Edital Claque é uma iniciativa do Sesc para fomentar a cultura em Goiás por meio da retomada das atividades nessa área. Tudo será feito de forma online, respeitando os decretos vigentes e, o mais importante, ajudando os profissionais que tanto têm sofrido por causa da pandemia. O Sesc valoriza a Cultura e valoriza os artistas”, afirma o diretor do Sesc, Leopoldo Veiga Jardim.   

A divulgação dos resultados está prevista para o dia 28 de junho e os selecionados irão se apresentar no Sesc entre julho e dezembro deste ano. 

Para mais informações entre em contato: culturasescgo@sescgo.com.br /  telefones (WhatsApp): 62 3933-1711/3933-1712/3933-1719

Dúvidas frequentes sobre o edital:

  • Quais os documentos que preciso enviar no ato da inscrição?

Não precisa anexar nenhum documento no ato da inscrição. Somente preencha o formulário. Todos os documentos serão solicitados depois da seleção, no ato da contratação de cada proponente.

 

  • Posso me inscrever com o meu CPF e CNPJ também?

A cada inscrição o proponente escolherá a opção de contratação, Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, que não pode ser trocada após o envio do formulário. O proponente poderá ser selecionado em até duas categorias diferentes (por ex. uma oficina e uma obra comentada). E será contratado com cada proposta mediante a opção que colocou no formulário.

 

  • Quais as datas e o local da realização do meu trabalho caso seja selecionado?

As propostas selecionadas irão compor a programação de cultura do Sesc Goiás, de julho a dezembro. Após termos os selecionados, vamos montar essa programação e entrar em contato com cada artista para agendar a data. O local será pelo canal do YouTube Sesc Goiás ou pelo Google Meet.

 

  • O material eu já vou mandar gravado após ser selecionado?

Não! Vamos entrar em contato com cada selecionado para combinar a execução da proposta. Algumas propostas serão por meio de live, ou seja, transmissão ao vivo, outras gravadas, caso o material gravado esteja em boas condições poderá ser aproveitado, a qualidade do material será avaliada pela equipe de curadoria.

 

  • Os custos de gravação, transmissão e direitos autorais quem irá arcar?

Temos a estrutura de gravação e transmissão. Não faremos edição de vídeos.  O Sesc também arcará com os custos de Ecad, no caso das reproduções de músicas.

 

  • Posso entrar com quantas propostas e quantas serão selecionadas?

Você pode se inscrever quantas vezes quiser! Mas cada proponente só poderá ser selecionado com até duas propostas em categorias diferentes, seja o proponente Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, esse proponente também pode estar envolvido em trabalhos de outras propostas de outros proponentes sem problemas.