Notícias

Vitamina D em tempos de coronavírus

Substância contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico, mas não protege do vírus


Recentemente, pesquisadores da Universidade de Turim, na Itália, divulgaram um documento no qual alegam que a vitamina D teria um papel importante na prevenção da Covid-19. Segundo eles, foi observada uma alta prevalência de deficiência da substância entre pacientes hospitalizados com a infecção.

Apesar da vitamina D ser uma substância com atuação reconhecida no funcionamento do sistema imunológico, até o momento não há consenso científico sobre seu emprego específico em pacientes com o novo coronavírus.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), é preciso ter muita cautela para interpretar as informações. A instituição explica que os médicos italianos não chegaram a publicar suas descobertas em nenhuma revista científica, e não se sabe, por exemplo, quantos pacientes foram avaliados e quais eram exatamente seus níveis de vitamina D.

Assim como a vitamina D, outras substâncias são essências para a saúde do corpo humano. É o sistema imunológico que atua no controle de vírus e bactérias nocivos ao organismo. Para manter o bom funcionamento do sistema imunológico, os médicos prescrevem a mesma receita: alimentação saudável e balanceada, exercícios físicos, reduzir o estresse e ter sono de qualidade.

Agora, que é válido manter os níveis de vitamina D adequados no organismo, isso não se discute. Para garantir sua obtenção, o SBEM sugere expor braços e pernas aos raios solares de 5 a 15 minutos. Dá para fazer isso na sacada, no quintal ou na janela. Da mesma forma, a SBEM informa que não é recomendado a suplementação de vitamina D sem orientação médica. O consumo exagerado também pode causar danos como intoxicação.