Notícias

Uso de óculos protege contra Covid-19, mas proteção é relativa, afirma oftalmologista

Sesc Saber ouviu o médico do Sesc Saúde Visão, dr. Rafael Cardoso


Você sabia que pessoas que fazem o uso regular de óculos têm menos chances de se contaminar com a Covid-19? Mas atenção: o mesmo objeto que pode ajudar a conter o coronavírus pode ser, ao mesmo tempo, um canal de contaminação. Confira no Sesc Saber de hoje!

Um estudo liderado pelo cientista indiano Amit Kumar Saxena mostrou que pessoas que usam óculos regularmente se infectam de duas a três vezes menos. Outro estudo realizado na China também apontou a baixa taxa de transmissão entre usuários de óculos. 

O estudo constatou que essa baixa transmissão pode estar relacionada a “menos toques e fricção nos olhos durante o uso de óculos”. 

O oftalmologista do Sesc Saúde Visão, dr. Rafael Cardoso, compartilha da mesma opinião. “É claro que qualquer meio de barreira entre o externo e os olhos de certa forma protege mais”, diz. O médico, no entanto, reforça que a melhor forma de proteção, além do distanciamento social, é fazer o uso da máscara e a higienização das mãos. 

“Porque se a pessoa usa óculos e tem essa certa proteção, mas não tem cuidado e toca os óculos com a mão suja, coloca os óculos em uma superfície contaminada e depois coloca nos olhos de novo, ela vai ter, inclusive, mais chances de contrair o vírus que aquela outra pessoa que higieniza as mãos, não toca e encosta nos olhos toda hora”, diz. “Por isso”, afirma Rafael Cardoso, “essa proteção é relativa”.

Por isso, se você usa óculos, lembre-se de também higienizá-lo, lavando com água corrente e sabão ou detergente neutro. Não use álcool, pois pode comprometer a qualidade das lentes.

Você sua óculos e toma todos os cuidados referentes ao uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social? Compartilhe com a gente a sua experiência em nossas redes sociais no Facebook e Instagram