Notícias

Uma baixa autoestima pode interferir na saúde mental?

A falta de autoestima pode trazer sérios problemas para a saúde mental, inclusive podendo desencadear doenças graves, como a depressão


A autoestima é extremamente importante para a manutenção da saúde física e mental. No Momento Saber dessa semana vamos falar sobre a importância da autoestima, e para explicar um pouco mais sobre o assunto, convidamos a psicóloga do Sesc-Senac Lourrany Cristina Lemes.

Você sabe o que é autoestima? A autoestima é a valorização que damos a nossa identidade. É o ato de nos valorizar, ser feliz e realizado com o que realmente somos. A psicóloga explica que a autoestima anda de mãos dadas com a auto aceitação. “Sem a auto aceitação eu ouso a dizer que a nossa autoestima nem existiria. Muitas pessoas não conseguem se identificar de uma forma saudável, enxergar seus valores”. Essa baixa autoestima pode trazer grandes prejuízos à saúde mental.

Segundo Lourrany, outro ponto importante são as habilidades sociais. “Quando falamos em habilidade social e auto aceitação, muitas vezes nos deparamos fazendo coisas e nos questionando. Questionando a nossa própria identidade, em questão de agradar terceiros, sobre o que a mídia está dizendo e sobre qual é o padrão certo de autoestima”. 

Quando as pessoas se deparam com uma grande influência de informações deturpadas, a tendência é se questionar. Questionar se está seguindo o padrão imposto pela sociedade. “Quando esses questionamentos vêm, a nossa insegurança em sermos nós mesmos aumenta ainda mais, causando um grande isolamento”, explica. 

A consequência de uma baixa autoestima pode levar ao isolamento social. Com o isolamento, pode acabar desencadeando doenças mais graves, como a depressão. “A depressão vem trazendo esse isolamento por natureza. Toda vez que a pessoa pensa em ter contato com outra pessoa, ela sempre se sente insegura e inferior, com a autoestima muito baixa”.

Mas o que fazer nesses casos? A primeira coisa é procurar ajuda de um profissional, porque sozinha a pessoa não irá conseguir ter uma perspectiva muito favorável.

A profissional dá algumas dicas para melhorar a autoestima:

- Faça uma análise de quais são seus pontos de valor; - O que te agrada em você? Escreva isso, e comece a focar nisso no seu dia a dia; - Comece a colocar em prática o que você tem de valor; - Se conheça melhor; - Pratique algum hobby; - Faça coisas por você; - Se leve para passear, leia um livro, tenha autocuidado.

Assista a matéria completa no vídeo abaixo: