Notícias

Terapia Cosmética como método para melhorar a autoestima

A terapia cosmética vai muito além da vaidade, ela contribui no aumento da autoestima e desenvolvimento da coordenação motora fina


No Momento Saber dessa semana conversamos com a instrutora de beleza do Senac, Ana Arruda. A profissional falou sobre Terapia Cosmética e sua importância para melhorar a autoestima e até mesmo auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora.

 A instrutora Ana Arruda explica que o mundo da beleza, o ato de se arrumar ou arrumar o próximo, traz vivacidade e força de vontade. “A beleza trabalha a autoestima, produzindo serotonina no organismo, e isso faz com a pessoa se transforme. É perceptível a mudança no semblante das pessoas”, afirma.

Além de aumentar a autoestima, aulas e técnicas de maquiagem ajudam a melhorar a coordenação motora e desenvolver habilidades finas com as mãos, que antes poderiam julgar não saber. “Muita gente fala que não tem habilidades com trabalhos manuais. Mas essas habilidades podem ser desenvolvidas, só depende da prática. Na maquiagem, na sobrancelha e na extensão de cílios, trabalhamos muitos movimentos de pinça, e isso ajuda a desenvolver habilidades manuais finas”, pontua.

Ainda segundo a profissional, o ato de pegar no pincel, de fazer a pele, cobrir cicatrizes, melasma e outras imperfeições, podem fazer com que a pessoa tenha uma outra visão sobre ela mesma. “Muitas pessoas não se maquiam apenas por vaidade. Por exemplo, aqui em Goiás temos um sol muito extremo, e isso pode provocar alguns problemas de pele com o passar do tempo, por não tomar as devidas precauções e cuidados. Hoje já temos no nosso mercado cosmético produtos que ajudam a prevenir esses efeitos provocados e cobrir as cicatrizes e imperfeições da pele”, disse.

Muitos ainda subestimam a maquiagem e a consideram como algo fútil, porém a terapia cosmética traz benefícios que vão muito além da vaidade. Cada pessoa já nasce com uma personalidade, e traços dessa personalidade refletem na vestimenta e na maquiagem.

Ana Arruda orienta que, por mais importante que seja esse autocuidado, é primordial que a pessoa se aceite como realmente é. “Não podemos nos apegar a um determinado padrão. Cada pessoa tem a sua beleza e essência. Em alguns casos, as pessoas acabam exagerando nesse autocuidado, o que acaba não sendo legal também, pois ao invés de melhorar a autoestima, pode trazer efeitos contrários”, explica.

Se você se interessou sobre o assunto e quer aprender mais técnicas para melhorar o autocuidado, o Senac oferece vários cursos na área da beleza, tais como: automaquiagem, limpeza de pele, depilação, modelagem de sobrancelha, extensão de cílios, entre outros. Para mais informações, clique aqui