Notícias

Tchau sedentarismo: exercícios de pilates para fazer em casa

Prática é indicada para pessoa de qualquer idade


A prática do pilates é uma boa opção para quem gosta de manter a saúde física e mental em dia. Isso porque essa atividade trabalha de forma ampla a respiração, concentração, postura, resistência, coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade do corpo por meio do fortalecimento dos músculos. 

Segundo a professora de Pilates do Sesc Centro, Esther Freitas, o pilates é composto por seis princípios: respiração, concentração, centro, controle, precisão e fluxo. Sua prática é indicada para pessoa de qualquer idade.

O Sesc Goiás separou algumas dicas para você que quer realizar o pilates em casa. Confira:

Prepare o ambiente

Procure um espaço agradável, não precisa ser muito grande, apenas que permita movimentos livres de braços e pernas durante os exercícios, e horário oportuno, no qual você possa ficar relaxado sem ruídos que comprometam a qualidade do momento.

Beba água

De acordo com a professora de pilates, Esther Freitas, independentemente da atividade física, a hidratação é indispensável. Por isso, providencie água para ficar por perto.

Aquecimento

Faça um aquecimento antes e se alongue. Aquecimento são uma série de atividades e movimentos suaves que permitem ao corpo uma preparação antes do exercício físico. Os músculos aquecidos ficam menos propensos a sofres lesões.

Hora de se exercitar

“No pilates, cada exercício deve ser executado com o máximo de atenção possível e não de forma automática como a maioria das pessoas acabam fazendo as demais ativdades. Por este motivo o método não apresenta repetições de séries e cada movimento é repetido por aproximadamente dez vezes”, explica Esther Freitas.

Posição

Os exercícios do método Pilates são, na sua maioria, executados na posição deitada, havendo diminuição dos impactos nas articulações de sustentação do corpo na posição ortostática e, principalmente, na coluna vertebral, permitindo recuperação das estruturas musculares, articulares e ligamentares particularmente da região sacrolombar.

Veja nas imagens uma sequência de exercícios de pilates que você pode fazer em casa.