Notícias

Sesc Saber: tudo que você precisa saber sobre o câncer de próstata

Momento Sesc Saber entra na campanha Novembro Azul e traz informações importantes sobre a prevenção da doença


O Momento Sesc Saber desta semana, entra na campanha nacional Novembro Azul, que trabalha a prevenção do câncer de próstata. Você sabe o que é a próstata? Sabe quem tem mais predisposição para a doença? Acha que o exame de toque dói? 

O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum no homem, ele só perde para o câncer de pele. A epidemiologia é muito alta de cada 7 homens, 1 vai ter câncer de próstata. O urologista Rogério Menezes conversou com a nossa equipe sobre isso e trouxe muita informação importante para você. Confira!

O urologista é o médico do homem?

É importante tirarmos essa dúvida porque o urologista é responsável por todas as doenças e alterações do trato geniturinário, rim, ureter, bexiga e o sistema reprodutor masculino. Então ele cuida de homem, de mulher, de criança. Porém, a parte reprodutora masculina é responsabilidade do urologista. Então quando colegas de outras especialidades têm a suspeita de câncer de próstata, que faz parte do sistema reprodutor masculino, encaminha para o urologista para o paciente fazer o acompanhamento. É o urologista que acompanha o paciente com câncer de próstata. Por isso o urologista é considerado “o médico do homem”.

O que é a próstata?

A próstata é um órgão do sistema reprodutor masculino, ou seja, só o homem tem a glândula prostática, que é a responsável pra formação do esperma, o líquido que vai formar o espermatozoide, o líquido espermático.

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é uma desordem, um aumento desordenado das células em algum órgão. Na próstata, uma desordem e um aumento celular na próstata, que vai gerar o câncer maligno. Este é o segundo câncer mais comum no homem, só perdendo para o câncer de pele não melanoma. A epidemiologia é muito alta e de cada 6 a 7 homens, 1 vai ter câncer de próstata. E esse número só vem aumentando a cada ano. A expectativa é ter em torno de 70 a 90 mil novos casos no ano de 2020. Por isso é tão importante a detecção precoce.

Existem fatores de risco? Quais são?

A idade. É sabido que quanto maior a idade, maior a chance de ter o câncer de próstata. O fato genético. Pacientes que têm pai, irmãos, tios que têm câncer de próstata, têm maior chance de ter o câncer de próstata. Ser negro. Esses são os fatores não modificáveis. Fatores modificáveis são a obesidade, dieta rica em gordura animal e uma alimentação não saudável. A cada dia temos observados casos mais precoces do câncer de próstata. O normal é acometer homens acima dos 60 ou 70 anos, mas hoje observamos diagnósticos acima dos 40 anos, todos causados por hábitos de vida irregulares e alimentação não saudável e rica em carboidrato e açúcares.

Quais os sintomas do câncer de próstata?

O câncer de próstata não tem sintomas em sua fase inicial, na fase precoce. Por isso é tão importante fazer o acompanhamento com o urologista, para diagnosticá-lo nessa fase precoce. Já na fase avançada, pensando num câncer que já saiu da próstata e já foi para outros órgãos, o homem pode apresentar dor nos ossos, sangramento da urina e no esperma, dificuldade para urinar.

Tem como prevenir?

Os principais fatores que causam o câncer de próstata não são modificáveis: a idade, o fator genético e ser negro. Agora sobre os outros fatores, como obesidade, dieta rica em gordura animal, rica em carboidrato e açúcares, é importante ter hábitos de vida saudáveis para tentar prevenir o câncer de próstata.

Como se dá o diagnóstico?

O diagnóstico é dado precocemente em consulta com o urologista, em que o paciente vai fazer o exame clínico, levantar a história, fazer o toque retal e o PSA. Então para diagnosticar precocemente é na consulta com o urologista. Já no diagnóstico tardio, em que o paciente está com sintomas, já pensamos na invasão de órgãos adjacentes, dor óssea etc.

Como é o tratamento?

Vai depender da fase que está. Na fase inicial, em que o câncer está localizado na próstata, tem alguns tratamentos como o acompanhamento do paciente, que a gente chama de vigilância ativa, tem a cirurgia radical, que tira toda a próstata, e tem a radioterapia e braquiterapia. Quando está na fase intermediária, que é o localmente avançado, existe a hormônio terapia e alguns tratamentos da radioterapia. Agora quando está em uma fase avançada, existe a cirurgia, a radioterapia, hormônio terapia, quimioterapia e várias novas drogas que melhoram a sobrevida e a qualidade de vida do paciente. Por isso é tão importante tratar porque tem tratamento para todas as fases e em qualquer uma delas existe uma boa perspectiva de vida.

A partir de qual idade o homem deve realizar o exame do toque?

O toque retal e a consulta com o urologista são recomendados para todos os pacientes a partir dos 50 anos ou aos 45 anos se o paciente for negro, obeso ou apresentar o fator genético - se alguém da família, tio, irmão ou pai tiverem tido o câncer de próstata.

Mito ou verdade: o exame de toque dói?

É um exame desconfortável, porém muito rápido e de baixa dor. É um exame de boa efetividade e feito no próprio consultório. A partir dele é possível diagnosticar mais de 20% dos casos.

Existem outras formas de diagnosticar o câncer de próstata?

Ele é diagnosticado na consulta com o urologista, com o exame de sangue PSA e o exame retal. Hoje em dia, com o advento das tecnologias, a ressonância de próstata ajuda a supor um diagnóstico, porém o diagnóstico é feito em conjunto com o urologista, com o exame de toque e o PSA.

O medo e o preconceito ainda são grandes? Como mudar essa realidade?

Infelizmente ainda temos esse preconceito na sociedade. A sociedade ainda tem traços machistas e culturalmente o homem não tem o hábito de procurar o médico, diferente da mulher que desde nova vai ao ginecologista. Esse tabu de que o homem é responsável por trabalhar e não se preocupar com a saúde atrapalha a prevenção ao câncer de próstata. É importante o homem procurar o urologista, procurar saber o que é o toque retal, o exame de sangue e sua importância, porque isso vai dar o diagnóstico precoce, que traz uma taxa de cura maior que 95%.

Ame mais a vida! Previna-se contra o câncer de próstata.

O maior bem que o homem tem é a saúde. Então ele tem que ser o herói da sua saúde. Ele tem que procurar precocemente o urologista, fazer os exames necessários, e saber que procurando precocemente todo tipo de câncer tem tratamento. E quanto mais precocemente for descoberto, maior a chance de cura.