Notícias

Sesc Saber: o que é a campanha Janeiro Branco

Momento Sesc Saber traz orientações de especialistas para você cuidar da sua saúde física e psicológica


A campanha Janeiro Branco acontece desde 2014 no Brasil e seu objetivo é despertar nas pessoas, através de diversas ações realizadas nos âmbitos público e privado, a consciência sobre os cuidados que a saúde mental requer. Atualmente, vem ganhando notoriedade e amplitude, se espalhando para outros países.  

O psicólogo clínico e organizacional Ely Carvalho explica que ao completar seus sete anos em 2021, em meio ao cenário da pandemia de Covid-19, a campanha ganha uma força maior, quebrando alguns tabus na sociedade. “A pandemia nos obrigou a ter esse olhar para nós mesmos, para parar um pouco e pensar que a nossa vida é integral, não só física, não só social, mas também psicológica, emocional e mental, pela nossa integralidade do ser”, diz.

O profissional explica ainda que a campanha acontece em Janeiro por ser o primeiro mês do ano. “Porque é o mês que as pessoas estão pensando nas suas metas, no seu ano, fazendo o seu planejamento. Às vezes planejamos emagrecer, ter um novo trabalho. E será que olhamos para nós e nos perguntamos como queremos estar mentalmente, na socialização, nos relacionamentos, com as minhas emoções, com os meus sentimentos, com meus comportamentos no dia a dia?”, questiona.

E você, como tem cuidado da sua saúde mental? Neste mês de janeiro você confere no Momento Sesc Saber tudo sobre a campanha Janeiro Branco e saúde mental. Compartilhe suas dúvidas e comentários com a gente em nossas redes sociais oficiais no Facebook e Instagram.

Sesc Saber

Por causa da pandemia causada pela Covid-19 muitos serviços do Sesc estão suspensos ou funcionando com horário e capacidade reduzidos. E para que você não fique sem a assistência que merece e continue cuidando do seu bem mais precioso, sua saúde física e psicológica, é que toda semana você confere as dicas e orientações dos especialistas no Momento Sesc Saber. Queremos te ajudar a tornar o seu dia a dia mais fácil e saudável!