Notícias

Sesc Saber: medidas de higiene do sono ajudam a dormir melhor durante a pandemia

Pesquisa revela que 74% dos entrevistados passaram a ter problemas em relação ao sono durante a pandemia de Covid-19


Você já ouviu falar em higiene do sono? Este é o tema do Sesc Saber de hoje! Uma pesquisa realizada neste ano pela Royal Philips, com 13 mil adultos em 13 países, incluindo o Brasil, mostrou que 74% dos entrevistados passaram a ter problemas em relação ao sono durante a pandemia de Covid-19. 

Dos ouvidos, 50% disseram que a pandemia afetou diretamente a capacidade de dormir bem e 47% revelaram que acordam no meio da noite. Além da natural tensão causada pelo momento de crise, outro vilão do sono são os aparelhos eletrônicos. Segundo a pesquisa, 86% dos entrevistados têm o habito de usar o celular próximo da hora de dormir. 

De acordo com os especialistas, algumas medidas podem ajudar a melhorar esses problemas. “Higiene do sono é um conjunto de medidas que você toma pouco antes do horário que você dorme para que seu sono seja mais eficaz e mais reparador”, explica o oftalmologista do Sesc Saúde Visão, dr. Rafael Cardoso. 

Os especialistas sugerem diversas medidas, como ter horários regulados, dormir no escuro, manter a temperatura do quarto mais baixa, limitar o uso de cafeína e álcool, manter uma alimentação saudável, entre outros. 

Já o dr. Rafael Cardoso orienta sobre o uso dos aparelhos eletrônicos. De acordo com ele, o uso desses aparelhos momentos antes de dormir atrapalha os níveis de melatonina, o hormônio que regula o sono. 

“Se você vai dormir 22h, por exemplo, evite aparelhos eletrônicos como tablets e celular a partir das 21h30. Essas telas emitem uma luz chamada luz azul violeta, que pode ativar a parte hormonal neurotransmissora do seu sono e impedir que você entre num sono profundo, tenha um sono tranquilo ou caia no sono mais rapidamente”, explica o oftalmologista. 

“Por isso”, orienta o médico, “se você quiser dormir bem, evite aparelhos eletrônicos um pouco antes de dormir”. 

E quanto ao seu sono, como ele está? Você tem dormido bem? Tem adotado alguma dessas medidas de higiene do sono? Compartilhe sua opinião cm a gente em nossas redes sociais oficiais no Facebook e Instagram