Notícias

Sesc Saber: estresse e ansiedade podem causar apertamento dentário

Momento Sesc Saber traz dicas de especialistas para você cuidar da sua saúde física e psicológica


Por causa da pandemia causada pela Covid-19 muitos serviços do Sesc estão suspensos ou funcionando com horário e capacidade reduzidos. E para que você não fique sem a assistência que merece e continue cuidando do seu bem mais precioso, sua saúde física e psicológica, é que toda semana você confere as dicas e orientações dos especialistas no Momento Sesc Saber. Queremos te ajudar a tornar o seu dia a dia mais fácil e saudável!

Você já ouviu falar em apertamento dentário? Este hábito é um dos tipos mais comuns de bruxismo, condição caracterizada pelo apertar ou ranger de dentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a disfunção afeta cerca 40% da população brasileira. A estimativa é que esse número possa aumentar devido à pandemia de Covid-19, isso porque as pessoas estão mais tensas, ansiosas e estressadas devido ao cenário atual. 

“O apertamento dentário pode ocasionar fraturas, dores musculares, dor de cabeça ou dor na região de fundo de olhos”, explica a cirurgiã-dentista Ludimila Rispoli Moura, integrante da equipe de Saúde Bucal do Sesc Goiás. A profissional orienta que caso você esteja com algum desconforto causado por esses sintomas, o ideal é procurar um dentista. 

O apertamento dentário tem tratamento e cada caso deve ser avaliado por um profissional. “É muito importante que o diagnóstico se dê precocemente para ter êxito no tratamento”, destaca Ludimila. 

Quer conferir mais dicas de saúde e bem-estar? Continue nos acompanhando pelo site sescgo.com.br e também pelas nossas redes sociais no Instagram e Facebook.