Notícias

Sesc Saber: alguns motivos para você doar sangue já

Momento Sesc Saber de hoje é em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue


Você sabia que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas? Esse já é um motivo e tanto para doar. Mas se você ainda não se decidiu, preparamos mais 4 motivos para te convencer, de uma vez por todas, a doar um pouquinho do seu tempo para fazer o bem e ajudar ao próximo!

1 - Você recebe seu hemograma em dia 

2 - Recebe atestado médico, ou seja, um dia de folga no trabalho

3 - Dependendo do lugar ainda experimenta um lanche bem gostoso!

4 – Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, a empresa de transporte por aplicativo Uber vai oferecer um desconto de R$ 15 por trecho percorrido (ida e volta) até o Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz, em Goiânia, para quem for doar sangue entre os dias 23 e 25 de novembro.

É bom ou não é?! É claro que nenhuma dessas vantagens supera a maior delas, que é salvar vidas, mais precisamente, até quatro vidas.

Doar sangue é mais fácil e simples que parece! Você precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização), pesar no mínimo 50 kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

“A doação de sangue dura no máximo 15 minutos. O procedimento em si é rápido. Você passa pela recepção, faz um cadastro, tem a triagem hematológica em que será feita a dosagem da hemoglobina, e a triagem clínica com algumas perguntas para garantir a segurança do doador, do receptor e da coleta propriamente dita”, explica a Layane Marques, coordenadora de triagem e coleta do Hemocentro Goiás.

Layane explica que “a princípio todas as pessoas estão aptas a doar sangue, porém existem alguns motivos impeditivos temporários, como campanha de vacinação em que é preciso um intervalo de 2 a 30 dias para poder realizar a doação; tatuagens e maquiagem definitiva têm um período impeditivo de 1 ano.” Para acessar a lista completa clique aqui

E aí, vamos doar? Para agendar sua doação basta ligar no telefone 0800 642 0457 ou pelo site agenda.hemocentro.org.br.

Momento Sesc Saber

Por causa da pandemia causada pela Covid-19 muitos serviços do Sesc estão suspensos ou funcionando com horário e capacidade reduzidos. E para que você não fique sem a assistência que merece e continue cuidando do seu bem mais precioso, sua saúde física e psicológica, é que toda semana você confere as dicas e orientações de especialistas no Momento Sesc Saber. Queremos te ajudar a tornar o seu dia a dia mais fácil e saudável!

Acesse nosso canal no Youtube e confira a entrevista na íntegra.