Notícias

Sesc promove ação de incentivo à doação de sangue

Atividade ocorreu na unidade do Faiçalville e contou com orientação preventiva para o Carnaval


A Coordenação Técnica de Educação em Saúde e Assistência do Sesc Goiás realizou, nesta sexta-feira, dia 14 fevereiro, uma grande ação de incentivo à doação de sangue e orientações preventivas para o Carnaval. A atividade ocorreu no Sesc Faiçalville com a parceria do Hemocentro Goiás. O Senac Goiás também esteve presente realizando teste de glicemia e aferição de pressão.

Durante toda a ação, 355 pessoas foram atendidas. Deste número, 32 pessoas realizaram o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Segundo o Hemocentro, neste período das festas carnavalescas a demanda por bolsas de sangue aumenta em 40%.

A primeira pessoa a doar sangue foi a pedagoga Laysla Nayabh, 31 anos. Ela faz aula de dança e frequenta a academia do Sesc Faiçalville. “Eu costumo doar sangue três vezes ao ano, eu acho que cada um tem que fazer a sua parte para ajudar o próximo, não custa nada e você saí daqui com a sensação de dever cumprido”, afirmou.

Segundo o gerente de Projetos Finalísticos do Sesc Goiás, Tarcísio Júnior, ações como está fazem parte da função social do Sistema Fecomércio Sesc/Senac. “Estamos aproximando do período de Carnaval e sabemos da necessidade dos bancos de sangue do Estado de Goiás. É um período que acontece muitos acidentes e uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas”, destacou.

Além da doação de sangue, no local também ocorreu atendimentos de Educação em Saúde com orientações preventivas de pré, durante e pós folia. Durante o período de Carnaval, muitos foliões deixam para escanteio os cuidados como hidratação, aplicação do filtro solar, boa alimentação e o uso dos preservativos.

Para o diretor regional do Sesc/Senac, Leopoldo Veiga Jardim, é dever das entidades oferecer fornecer acessibilidade aos cuidados com a saúde.  “Hoje trazemos aqui uma gama de serviços e informações, possibilitando que a comunidade tenha orientações e produtos que contribuem com a sua vida e saúde. Esse é o nosso papel como instituição, tornar a vida das pessoas mais fáceis e dignas”, pontuou.