Notícias

Sesc Goiás começa a oferecer serviço de laserterapia nas clínicas odontológicas

O tratamento garante alívio de dor, redução de edema, ação anti-inflamatória e cicatrização de lesões orais


O Sesc Goiás ofereceu curso de habilitação em laserterapia para os dentistas que atuam nas unidades que oferecem o serviço de odontologia aos trabalhadores do comércio e dependentes. A capacitação contou com 60 horas de habilitação teórica e prática para implantação do serviço nas unidades do Sesc a partir deste mês de janeiro. A laserterapia é uma terapia complementar no desempenho da odontologia e não está inserida na graduação, sendo assim um curso de pós-graduação. De acordo com a coordenadora do curso, Camila de Freitas, ela tem um perfil terapêutico e cirúrgico. “É um procedimento que nós conseguimos garantir alívio de dor, redução de edema, ação anti-inflamatória e cicatrização, então hoje, por exemplo, para os pacientes oncológicos é padrão ouro para o tratamento de lesões orais que se chamam mucosites. É uma área de atuação complementar do cirurgião dentista nas práticas diárias e que traz muita qualidade de vida para o paciente”, afirmou.

De acordo com a dentista, Denise Ferreira, foram disponibilizadas aulas teóricas e práticas com atendimento ao paciente na realização de procedimentos. “Iniciamos em um módulo e fizemos o acompanhamento e a conclusão no módulo seguinte, além da apresentação do trabalho de conclusão de curso. A habilitação vai agregar muito valor à minha formação acadêmica, e também na minha atuação como cirurgiã dentista, pois é um tratamento tecnológico inovador, e vai ser muito benéfico para todos os pacientes usuários das clinicas odontológicas do Sesc”, frisou. 

Conforme o gerente do OdontoSesc, Fernando Augusto, a laserterapia está se tornando cada vez mais importante para o tratamento de doenças que antes não davam qualidade de vida para os sintomas que os pacientes tinham, como o câncer, a hiposalivação, a xerostomia, que é a boca seca e a síndrome da ardência bucal, por exemplo. “Nós temos a possibilidade de ter um tratamento menos invasivo e mais promissor para o paciente. Com isso, o Sesc se preocupa muito com a capacitação profissional dos seus dentistas no sentido de trazer melhorias e benefícios para os trabalhadores do comércio e dependentes”, enfatizou. 

O atendimento odontológico do Sesc Goiás é realizado nas unidades fixas de Anápolis, Goiânia (Campinas e Centro), Itumbiara, Jataí. Para receber o tratamento de laserterapia, o dentista irá avaliar a necessidade durante a consulta ou o paciente que já possui o diagnóstico com a necessidade da laserterapia deve procurar uma das unidades que oferecem o serviço.

A habilitação em laserterapia odontológica é uma iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.