Notícias

Sesc faz entrega de óculos para população de baixa renda em Porangatu

Carreta do Sesc Saúde Visão realizou mais de 100 consultas oftalmológicas


O Sesc Saúde Visão esteve, no dia 19 de março, no município de Porangatu, localizado na região norte do Estado, para realizar a entrega de 98 óculos para famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação ocorreu em parceria com o programa Deputados Aqui, da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

A unidade móvel do Sesc Saúde Visão esteve na cidade no mês de fevereiro realizando atendimentos oftalmológicos gratuitos para a população. Mais de 100 pessoas foram atendidas pelos profissionais. Além de consultas e exames, a equipe do Sesc também orientou os pacientes sobre a importância de bons hábitos para a saúde ocular.

O Sr. José Antônio de Barros Garção, 62 anos, morador da zona rural do município de Porangatu, fez, há mais ou menos três anos, um exame oftalmológico, mas não teve condições financeiras de comprar os óculos que foram receitados para ele. O Sr, José comenta que, desse tempo para cá, a família foi crescendo e a cada dia diminuía a possibilidade de adquirir as armações. Foi quando encontrou a oportunidade por meio do Sesc Saúde Visão. “Eu venho da zona rural para a cidade, de bicicleta, pelo menos duas ou três vezes por semana, e é muito difícil por causa das vistas. Agora foi apresentada para mim essa oportunidade, e foi bom demais, valeu a pena. Tenho muito que agradecer ao Sesc por ter me ajudado. Desejo que outras pessoas tenham também essa oportunidade”, finalizou o aposentado com muita gratidão.

Já a Dona Rosimeire Balbina do Nascimento Batista, 56 anos, e o seu marido, o Sr. Gesmar Batista, 72 anos, também foram contemplados com o recebimento dos óculos doados pelo Sesc Goiás. Dona Rosimeire disse que o casal realizou exames oftalmológicos na carreta do Sesc Saúde Visão, sendo a primeira vez que o Sr. Gesmar realiza este tipo de exame. “Viemos fazer a consulta e o exame de vista. O Gesmar Já não estava enxergando direito, sempre falou isso para mim, que estava embaçando as vistas. É o primeiro exame que fez e é também o primeiro óculos que vai utilizar, graças a vocês, graça ao Sesc, estamos muito felizes”, falou Dona Rosimeire.

Ana Karolina Noleto, gerente do Sesc Saúde Visão, comentou sobre esta ação realizada no município e a importância de promover a saúde para a população mais carente. “Nós tivemos um evento com a realização de mais de 100 consultas no mês de fevereiro. Hoje nós finalizamos com a antrega de 98 óculos para as famílias em situação de vulnerabilidade social. São 98 famílias que terão a transformação da saúde ocular através desse novo óculos, ganhando a qualidade de vida para estudar, para trabalhar, para fazer suas atividades corriqueiras em casa também. O Sesc está levando o acesso àquelas pessoas que não têm condições de acessar esse serviço. Muitos dos nossos pacientes, foi a primeira vez que tá consultando com o oftalmologista. Muitos não usavam óculos, existia a necessidade, mas ainda não tiveram a condição de adquirir o seu óculos”, concluiu Ana.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Visão tem como finalidade a identificação de problemas visuais e realização de ações educativas, seguindo o parâmetro normativo da Política Nacional de Atenção em Oftalmologia, e esses serviços são prestados gratuitamente pelo Sesc.