Notícias

Saiba qual a diferença entre dieta e reeducação alimentar

Nutricionista do Sesc Goiás, Camila Spindler, explica que reeducação alimentar é o melhor caminho para uma vida saudável


Quem está brigando com a balança, seja para perder ou ganhar peso, possivelmente já se deparou com pelo menos um dos dois termos: dieta e reeducação alimentar. Mas, afinal? Existe diferença entre elas? Segundo a nutricionista do Sesc Goiás, Camila Spindler, a resposta é: sim.

“As pessoas que procuram fazer uma dieta geralmente têm um objetivo a alcançar rapidamente, seja ele ganho de massa corporal, redução de peso, controle de colesterol ou até mesmo uma preparação para uma competição esportiva”, explica.

Mas a profissional faz o alerta, dietas divulgadas informalmente e seguidas sem compromisso e acompanhamento profissional, podem se tornar um risco à saúde, já que cada organismo tem suas características e responde de uma maneira diferente às mudanças alimentares.

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) revela que pelo menos sete em cada 10 brasileiros já tentaram perder peso por conta própria, sem a ajuda de um profissional de nutrição. “É sempre bom deixar claro, a dieta é uma prescrição médica ou nutricional com alimentos que uma pessoa pode ingerir”, ressalta a nutricionista Camila Spindler.

De acordo com ela, o melhor caminho para uma vida saudável é a reeducação alimentar. Uma reeducação alimentar nada mais que é uma mudança de hábito positiva na alimentação, ou seja, uma saída que deve ser almejada por pessoas que buscam uma vida mais saudável na hora das refeições, que passarão a ser balanceadas e nutritivas.

“Eu prefiro sempre usar o termo reeducação alimentar, porque esse sim vai ajudar a pessoa a se alimentar de uma forma mais saudável. Somando a isso temos também o plano alimentar que é um cardápio bem estruturado feito por uma nutricionista, para definir os alimentos que a pessoa precisa comer e desta forma melhorar o seu estado nutricional e sua qualidade de vida”, afirma Camila Spindler.

Saúde plena, bem-estar, disposição, melhora na pele, cabelos e unhas, funcionamento intestinal equilibrado e reequilíbrio emocional, esses são alguns dos vários benefícios da reeducação alimentar, segundo a nutricionista. “A reeducação alimentar é para toda vida, os benefícios são a longo prazo”, salienta.

Quer reaprender a alimentar, mas não sabe como começar? Se liga nestas dicas:

  1. Beba água. Parece clichê, mas a hidratação do corpo é fundamental para uma vida mais saudável.
  2. Reeduque seu paladar. Como? Experimente os alimentos e inove nas receitas. Se você não gosta de cenoura crua, por exemplo, tente fazer ela cozida no vapor ou assada no forno. 
  3. Pratique uma atividade física. O corpo em equilíbrio é o segredo para uma vida mais saudável.