Notícias

Saiba como manter o seu guarda-roupa organizado

Pesquisa revela que ambientes desorganizados provocam estresse e favorecem escapadas da dieta


Há um ditado que diz: “se quiser manter arrumada sua vida, mantenha arrumando seu guarda-roupa.” Uma casa desorganizada, muito mais que incômodo visual, pode provocar uma série de transtornos como estresse, depressão e ansiedade. Um estudo publicado na Environment and Behavior por pesquisadores da Universidade de New South Wales, na Austrália, mostrou que ambientes desorganizados provocam estresse e favorecem escapadas da dieta.

De acordo com a instrutora do curso de Consultoria de Estilo-Personal Stylist do Senac Goiás, Lorena Cantanhede, manter o guarda-roupa organizado é fundamental para otimizar o tempo, assim como para manter a funcionalidade da vida e do dia a dia. “Além do mais eu acredito que um lugar organizado tem uma energia positiva, a gente elimina aquela carga pesada, para manter realmente só aquilo que faz parte da nossa vida”, afirma.

Ordenar o exterior é um exercício para conseguir se organizar mentalmente. Conforme a instrutora do Senac Goiás, existem várias técnicas de organização de guarda-roupas. “Uma delas é categorizar o ambiente, ou seja, guardar camisa com camisa, calça com calça, por exemplo. Depois que você separa as peças por categoria, você pode ordenar por cores, para manter uma harmonização no guarda-roupa, então todas as camisas brancas juntas, todas as camisas pretas juntas e assim continuadamente”, explica.

Hábito

A instrutora Lorena Cantanhede esclarece que manter o guarda-roupa organizado é uma questão de hábito, para isso é necessário esforço e determinação. Segundo ela, geralmente com 90 dias as pessoas criam hábitos e não voltam para as antigas ações.

“Com o tempo você vai perceber que o guarda-roupa organizado traz funcionalidade para o seu dia a dia. Sabe aquela preguicinha de ir lá organizar? Logo você vai entender que quando o guarda-roupa está desorganizado a preguiça é muito maior. Então é criar o hábito de manter organizado. E isso não é só para o guarda-roupa, é para o armário da cozinha, para sala, para o quarto das crianças”, ressalta Lorena Cantanhede.

Desapego

Outro fator que favorece para manter suas peças organizadas está no desapego. “Roupa parada é energia parada e prejuízo. Tudo que eu compro para o meu guarda-roupa, eu estou comprando para a minha vida, então eu preciso usar”, afirma a instrutora Lorena Cantanhede.

Uma dica para isso é, o guarda-roupa precisa ter 70% das peças rotativas, ou seja, usar, colocar para lavar e usar de novo. Apenas 30% das roupas podem ficar paradas, que são aquelas peças esporádicas como roupa de festa e frio, por exemplo. Se no seu armário tem peças guardadas há mais de 6 meses, provavelmente você não irá usar mais aquela roupa.

“Então para ter um guarda-roupa organizado, você também precisa tirar as peças que estão em desuso. Desapegue, faça uma doação, há tantas pessoas que precisam de roupas e ficarão alegres em receber uma peça sua”, sugere Lorena Cantanhede.

Quer conferir mais dicas para manter o guarda-roupa organizado, basta assistir a entrevista completa com a instrutora do curso de Consultoria de Estilo-Personal Stylist do Senac Goiás, Lorena Cantanhede, no vídeo abaixo: