Notícias

Quando deve ser a primeira consulta de uma criança ao dentista?

De acordo com o profissional, assim como os dentes permanentes, os dentes de leite merecem cuidado e atenção


A primeira consulta de uma criança ao dentista deve ser nos primeiros dias de nascimento. A afirmação é do gerente do OdontoSesc, Fernando Augusto Machado. Segundo ele, a partir do momento que a criança nasce já é necessário fazer o teste da linguinha, por exemplo. O exame possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa.

Em relação à higiene bucal do bebê, o profissional explica que não existem evidências científicas que afirmam a necessidade de limpar a boca de uma criança sem dentes com gaze molhada. “A higienização bucal deve acontecer com o nascimento do primeiro dente. Nasceu o primeiro dente, já deve começar com a escova, sempre lembrando que a pasta dental é um medicamento e tem que ficar fora do alcance das crianças”, afirma o Fernando Augusto.

A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) orienta que a escovação deve ser feita com o uso de pasta de dente com flúor. Para crianças menores de três anos de idade, a quantidade de pasta de dente na escova deve ser equivalente a um grão de arroz cru e para crianças maiores de três anos de idade deve ser do tamanho de um grão de ervilha.

“O início do cuidado com a saúde bucal tem que acontecer de uma forma que a gente chama de condicionamento, a criança tem que se condicionar a higienizar a boca, condicionar a entender que os alimentos podem provocar doença, tudo isso de uma forma muito lúdica sem impor o medo que nós temos para a criança”, explica o dentista.

De acordo com ele, a escovação do dente de uma criança de até cinco anos de idade é de total responsabilidade dos pais. Depois dos cinco anos, a escovação se torna supervisionada, e somente a partir dos 10 anos de idade que a criança está apta a escovar os dentes sozinho.

Dentes de leite

Há quem acredite que os dentes de leite não precisam de tantos cuidados como os permanentes, mas isso não é verdade. Eles estão suscetíveis aos mesmos problemas e complicações, causando sintomas, desconfortos e quadros graves para a saúde bucal.

“A função principal do dente de leite na boca da criança é segurar o lugar para o permanente vir, então perder um dente precocemente, inclusive de leite, pode atrapalhar totalmente uma dentição futura. Os dentes de leite, assim como os dentes permanentes, merecem todo cuidado do mundo”, ressalta o gerente do OdontoSesc, Fernando Augusto.

Escova de dente ideal

A escova de dente ideal para criança deve ser com a cabeça da escova pequena, com proteção nas arestas e contornos arredondados, as cerdas devem ser uniformes e extras macias. “É também importante entender que o fio dental exerce a mesma função da escova em faces diferentes dos dentes, assim como o adulto, a criança também precisa passar o fio dental”, esclarece.

Para conferir todas as dicas de saúde bucal infantil, basta assistir o vídeo completo abaixo: