Notícias

Nutricionista indica terapia do cheiro para pacientes que perderam o olfato pós-Covid

Alimentação saudável contribui com a recuperação do organismo


A perda do olfato e paladar são sintomas causados pela Covid-19 e que podem persistir mesmo após a recuperação da doença. Isso acontece, porque o vírus danifica parte das vias respiratórias e do sistema imunológico. Por isso, apesar de curado, o organismo precisa de tempo e de cuidados para voltar ao pique de antes.

Para os pacientes que relatam a perda de olfato pós-Covid, a nutricionista do Sesc Faiçalville, Ana Paula Azevedo, recomenda a terapia do cheiro para estimular os sentidos que foram perdidos.

“A terapia de cheiro consiste no uso de aromatizantes e até mesmo produtos do dia a dia, como café, vinagre, cravo, canela e pasta de dente para estimular os nervos e reprogramar o cérebro”, explica. Mesmo não sentindo nenhum cheiro durante os primeiros dias de treinamento, o tecido olfativo possui uma grande capacidade de se regenerar, sendo assim, a constante prática é a melhor maneira de acelerar o processo. 

Outros sintomas

Segundo a nutricionista, alguns pacientes também relatam sintomas nutricionais e físicos pós-Covid, como a perda da massa muscular, fraqueza, cansaço, alteração no peso, alteração no apetite e até perda de cabelo.

“Neste contexto, a alimentação surge como manutenção da saúde e recuperação do corpo. Dicas básicas para sua alimentação pós-Covid, tente variar a sua alimentação. Aposte em carboidratos, proteínas, gorduras de boa qualidade, vitaminas e minerais. O segredo é fracionar essa alimentação durante o dia e quanto mais colorida melhor”, explica.

A profissional ressalta que a suplementação alimentar deve ser passada apenas por um profissional da saúde. “Aquele paciente que ficou muito tempo no hospital e recebeu uma alimentação especial, ele deve seguir a recomendação médica. Da mesma forma, os pacientes com alguma patologia já preexistente, como diabetes e hipertensão, devem seguir o tratamento para elas”, recomenda.

Hidratação

De acordo com a nutricionista do Sesc Faiçalville, Ana Paula Azevedo, a hidratação também é fundamental para a recuperação da Covid-19. A recomendação é de 30 a 35ml por quilo de peso.

Confira o vídeo completo da nutricionista Ana Paula: