Notícias

Novembro Azul: cresce o número de casos de câncer de próstata entre homens mais jovens

Contudo, a mortalidade não cresceu. Urologista explica motivos do aumento


Sabe-se que o câncer de próstata é mais comum em pacientes mais idosos, mas você sabia que isso vem mudando? Um estudo publicado pelo Observatório Oncológico mostrou que de 1997 a 2016 houve um aumento de 5% no número de casos câncer de próstata na população masculina mais jovem, com idade entre 20 e 49 anos. O primeiro Momento Saber deste mês conversou com o médico urologista Lucas Faisano, que aproveitou a campanha nacional Novembro Azul para explicar os motivos desse aumento.  

“Isso aconteceu por dois motivos. O primeiro foi a melhoria no acesso à saúde por parte da população masculina. O segundo, a melhoria dos exames que possibilitam o diagnóstico de câncer de próstata. Hoje em dia, com o advento da ressonância magnética, passou a existir um diagnóstico mais fácil da doença e mais diagnósticos feitos na fase inicial”, explica Faisano.

No entanto, segundo o urologista, o aumento observado pelo Observatório Oncológico se restringe ao número de casos e não de óbitos, ou seja, não houve o aumento da mortalidade. “O câncer de próstata, quando diagnosticado em fases iniciais, possibilita diversos tipos de tratamento, entre eles a Vigilância Ativa, em que o paciente é acompanhado no consultório. Em alguns casos vai ser repetida a biópsia ou a ressonância magnética, dependendo do protocolo da instituição, e isso permite um diagnóstico e um tratamento precoces e uma sobrevida maior para o paciente”, afirma o médico.

Prevenção

O dr. Lucas Faisano explica também que entre os fatores de risco do câncer de próstata existem dois principais: a hereditariedade (questão genética) e a idade. Diante disso, o que os homens mais jovens podem fazer para prevenir o câncer de próstata? 

O principal é consultar o urologista cada vez mais cedo. “O homem precisa desse acompanhamento porque além de poder detectar o câncer, pode detectar ainda outras doenças”, orienta. 

Outro fator importante é manter hábitos de vida saudável. Faisano explica que embora o câncer de próstata não esteja diretamente ligado ao sedentarismo, o câncer, de modo geral, precisa de certos cuidados para ser evitado, como levar uma vida saudável, com uma alimentação equilibrada, evitar o uso de cigarros e dos cigarros eletrônicos que estão cada vez mais comum e praticar atividades físicas.