Notícias

Medo de vacina: Enfermeira tira todas as dúvidas sobre imunização

Próxima quarta-feira, 9 de junho, é o Dia da Imunização


Você é daqueles que têm medo de tomar vacina? Tem dúvidas sobre vacinação? Você sabia que várias doenças, como o sarampo, a varíola e a paralisia infantil, já foram erradicadas no Brasil e no mundo por causa da vacinação? Dia 9 de Junho é o Dia da Imunização, data que visa conscientizar sobre a importância de manter as vacinas em dia como forma de prevenção a diversas doenças. 

O Momento Sesc Saber de hoje conversou com a enfermeira Aline Camila Neves Lopes, instrutora do Senac Goiás, e ela esclareceu diversas dúvidas sobre o tema. Confira a entrevista na íntegra.

É realmente importante tomar as vacinas e manter o cartão de vacinação atualizado?

É muito importante tomar as vacinas durante a vida inteira, em todos os ciclos da vida. Temos vacinas do ciclo infantil, adolescente, adulto e idoso. O seu cartão precisa estar atualizado porque ele é a garantia de que você está imune a determinadas doenças, além de que é um documento que precisa estar sempre com você na carteira.   

Como as vacinas atuam no corpo?

As vacinas são compostas de vírus atenuados vivos, onde esses vírus vão entrar em contato com o organismo, fazendo com que você tenha uma resposta imune àquela doença. 

As vacinas são fabricadas em institutos e laboratórios de alta confiança, de pioneirismo no Brasil. Ou seja, há muitos anos temos as vacinas produzidas por pesquisadores que são altamente qualificados para isso. Elas são pesquisadas antes de serem disponibilizadas para a população. O laboratório garante uma total eficácia no contato desses imunobiológicos com o organismo. 

Afinal, as vacinas são seguras?

As vacinas são seguras porque elas são fabricadas e testadas em laboratório de instituições pioneiras no Brasil e no mundo, instituições que têm pesquisadores que estudaram para fazer esse trabalho antes das vacinas serem disponibilizadas para as redes de saúde. Elas são testadas em laboratório e depois em seres humanos. Depois de testadas e de que é perceptível e comprovada a eficácia delas, aí sim as vacinas são disponibilizadas com segurança para distribuição nas redes de saúde para chegar até você. 

Posso pegar a doença depois de ser vacinado?

As vacinas só são disponibilizadas depois de testadas para garantir que você esteja imunizado. As pessoas perguntam muito se elas terão a doença depois de vacinadas. As vacinas previnem sim a contaminação ou a forma grave das manifestações clínicas dessa doença. Por isso existem vacinações em que você não vai adquirir a doença e existem tipos de vacinação que você pode ter a doença, mas não terá manifestações graves, que é o caso da Covid-19.

Quais preocupações devo ter antes de me vacinar?

A primeira é garantir que a pessoa esteja com o seu organismo 100% saudável, com nenhum quadro infeccioso, com febre ou alguma doença autoimune. Se o paciente é soropositivo, tem câncer ou apresenta sintomas gripais, por exemplo, precisa consultar o médico para saber quais vacinas pode tomar. Além disso, é importante consultar o médico para checar se não é alérgico a algum tipo de componente daquela vacina, o que é muito raro de acontecer. 

Onde se vacinar e quais documentos apresentar no momento da imunização?

Você pode procurar qualquer unidade básica de saúde que tem o serviço de imunização disponível. Geralmente são as unidades de atenção básica, os CAIS, existem também clínicas particulares que disponibilizam essas vacinas para quem tem plano de saúde. A pessoa precisa levar um documento com foto, o cartão de vacinação e um comprovante de residência. Se não tiver cartão de vacinação, não tem problema. Hoje, o sistema é atualizado com todos os dados dos pacientes. Temos um sistema que é compilado em todo o Brasil e o Ministério da Saúde tem uma segunda via, o chamado espelho do cartão, que garante que se você tiver seu cartão perdido ou extraviado, você pode se vacinar e receber um novo cartão. 

Se você tiver alguma dúvida sobre vacinação, consulte seu médico, veja se você está em condições clínicas de tomar a vacina, verifique se você já tomou para não ter superdosagem de vacina, o que acontece muito. Você também pode conversar com qualquer profissional da rede pública ou privada para tirar todas as suas dúvidas. O Ministério da Saúde também disponibiliza no site o Programa Nacional de Imunização (PNI), onde você pode tirar várias dúvidas. Você ainda pode ligar na secretaria de saúde do seu estado ou da sua cidade. 

Vacinas salvam vidas

Vacinas salvam vidas, vacinas previnem doenças, vacinas prolongam a sobrevida de um paciente. Então não precisa ter medo nem receio. Nós somos vacinados há muitos anos e a vacinação é a comprovação de que nosso organismo fica seguro contra formas graves de algumas doenças. Proteja você, proteja sua família e não deixe de se vacinar.