Notícias

Higiene: palavra-chave para quem precisa sair de casa

Máscaras são indispensáveis para este momento, mas é preciso saber usar, higienizar e descartar adequadamente


Cresce o número de pessoas infectadas pelo coronavírus no Brasil. Buscando conter esse gráfico em crescente elevação, medidas estão sendo tomadas. Uma dela é a obrigatoriedade do uso de máscara ao sair de casa. Há máscaras descartáveis e não descartáveis. No entanto, para usar, descartar ou higienizar esse item de proteção, são necessários cuidados diferenciados.

Uso das máscaras

Usar a máscara de forma inadequada é como não usar. Uma vez que a máscara está no queixo, ou em cima da boca, mas com nariz de fora, significa mais riscos de contaminação para a pessoa. Portanto, o uso da máscara deve ser da forma corretam, cobrindo totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais.

Enquanto estiver usando a máscara, não toque na sua superfície, não a tire para falar, tossir ou espirrar. Sempre lave as mãos ou as higienize com álcool em gel, antes de colocar e após retirar as máscaras.

Higienização

A máscara de tecido, logo ao chegar em casa, deve ser colocada em uma mistura de água potável com água sanitária, por 30 minutos, depois enxaguar e lavar com água e sabão. Depois que ela secar, passar com ferro e guardar em um saco plástico limpo e ela estará pronta para ser utilizada novamente. Agora, atenção, se ela tiver furos ou estiver sendo utilizada há muito tempo deve ser trocada.

Descarte

Para evitar riscos, as máscaras descartáveis devem ser jogadas no lixo doméstico, nunca no reciclável, após colocá-la dentro de um saco plástico fechado. Descarte a máscara de pano ao observar perda de elasticidade das hastes de fixação, ou deformidade no tecido que possam causar prejuízos à barreira.