Notícias

Folião, cuide de sua saúde e seja consciente para a doação de sangue

Sesc Faiçalville promove ação com orientações preventivas para o Carnaval e realiza coleta de doação de sangue


Na contagem regressiva para o Carnaval 2020, a Coordenação Técnica de Educação em Saúde e Assistência do Sesc Goiás promove no dia 14 de fevereiro, das 8h às 16h, no Sesc Faiçalville, em Goiânia, uma grande ação de orientação preventiva para os foliões e realiza, em parceria com o Hemocentro Goiás, um dia de coleta de doação de sangue. 

Durante o período de Carnaval, muitas pessoas esquecem dos cuidados com a saúde como hidratação, aplicação do filtro solar, boa alimentação e o uso dos preservativos. Os foliões também deixam para escanteio a doação de sangue, sendo que ao longo das festividades a demanda por bolsas de sangue aumenta em 40%, de acordo com o Hemocentro Goiás.

Para garantir um Carnaval com mais atenção e afeto, além da unidade móvel do Hemocentro no Sesc Faiçalville, a ação contará com atividades de orientações preventivas de pré, durante e pós folia.  O Senac Goiás também estará presente realizado teste de glicemia e aferição de pressão.

O diretor regional do Sesc/Senac, Leopoldo Veiga Jardim, reforça que a ação é mais uma forma de dar acessibilidade aos cuidados com saúde, uma marca já registrada das entidades. "Nosso papel é esse, o de levar serviços e informações úteis à população, contribuindo para a construção de uma comunidade mais consciente e saudável", pontua.   

Requisitos para doação de sangue

São requisitos básicos para passar pela entrevista de pré-doação: estar saudável, estar alimentado, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, ter peso acima de 50kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, já ser doador frequente. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para ser doador.