Notícias

Estudo diz que infância saudável é chave para bem-estar no futuro

Atitudes certas nos primeiros anos de vida podem ajudar a prevenir doenças quando adulto


A infância é uma janela única de oportunidade para promover saúde a longo prazo. Foi a essa conclusão que chegaram pesquisadores de diversos países em uma revisão recentemente publicada no periódico Journal of The American College of Cardiology.

Segundo os pesquisadores, é na infância o período ideal para incutir comportamentos saudáveis duradouros que prevenirão doenças no futuro. Educando sobre promoção da saúde logo cedo, é possível reduzir o número de doenças e garantir boa qualidade de vida quando adulto

Apesar de se tratar de uma época tão favorável para ensinar a ter uma vida mais saudável, o estudo destaca que menos de 1% das crianças têm uma alimentação considerada ideal, e que 50% dos adolescentes não se exercitam o suficiente. A boa notícia é que corrigir isso antes da vida adulta chegar faz com que o risco de doenças seja atenuado praticamente no mesmo nível das crianças que sempre foram saudáveis.

Só que esse não é um papel apenas dos pais. Para melhorar o estilo de vida infantil, é preciso colocar em prática uma abordagem educacional que envolva diferentes esferas da sociedade. O documento cita a importância de projetos que começam na escola, outros que unem família e comunidade e, principalmente, políticas públicas que incentivem o bem-estar dos pequenos.

Higiene na infância

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a higienização pessoal é um dos principais métodos de prevenção ao COVID-19. A higienização é uma prática que deve ser estimulada desde cedo com as crianças.

É durante a infância que se deve aprender a cuidar do próprio corpo. Contudo é importante frisar que crianças, a partir dos 2 anos, muitas vezes se tornam resistentes a hábitos como o banho, escovar os dentes, lavar as mãos e pentear os cabelos. O segredo, segundo especialistas, está na paciência e sobretudo no exemplo.