Notícias

Crianças estão mais sedentárias com a pandemia

Professora de educação física do Sesc Cidadania explica que uma criança mais ativa pode se tornar um adulto mais ativo


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 78% das crianças e 84% dos adolescentes brasileiros não fazem o mínimo de atividade física recomendada por dia. Uma hora é a orientação do órgão, mas desde quando a pandemia se iniciou a movimentação das crianças e dos adolescentes diminui e a consequência disso é o sedentarismo.

“A atividade física está sendo retirada das nossas crianças e adolescentes por vários fatores, além da pandemia temos a questão da comodidade e clima. Existem sim fatores físicos e emocionais que interferem na prática da atividade física, mas existem elementos para sobressair a eles”, explicou a professora de educação física do Sesc Cidadania, Maura de Souza.

De acordo com ela, a atividade física proporcionada pela família é uma oportunidade para as crianças desenvolverem o condicionamento cardiovascular, equilíbrio, coordenação motora, flexibilidade e composição corporal do indivíduo. Essas valências físicas também contribuem para o desenvolvimento de outros fatores, como a competência cognitiva, sociabilização, equilíbrio emocional e a autoestima.

“Na prática do esporte ou da atividade física em geral, a criança ou adolescente vai encontrar fatores de desgosto, resiliência, paciência e perseverança, por isso a atividade física se torna um fator imprescindível na formação do indivíduo e do cidadão feliz”, pontuou Maura de Souza.

Para a profissional, a atividade física na infância e adolescência é uma questão de saúde pública. Hoje, 56% de crianças brasileiras e 66% dos adolescentes até os 15 anos são sedentários. O sedentarismo é a ausência total do movimento.

“A partir dos 10 anos podemos e precisamos incentivar os nossos filhos na iniciação esportiva, é a partir desta idade que a formação corporal permite uma especialização do gesto motor, antes disso vamos brincar, correr, pular ou saltar. Vamos motivar as crianças, porque ela até pode crescer e se tornar um adolescente ou adulto inativo, mas as chances disso são menores”, ressaltou a professora de educação física Maura de Souza.

Se a pandemia é um dos fatores para aumentar o número de crianças sedentárias, a professora trouxe alguns exemplos de atividades físicas que podem ser feitas em casa, usando, inclusive, materiais recicláveis.

Veja as dicas delas no vídeo abaixo: