Notícias

Covid-19: os cuidados para voltar aos exercícios físicos depois da recuperação

Professor de educação física do Sesc Goiás, Johnathan Pereira, orienta que retorno deve ser feito com treinos de menor intensidade


Pessoas que praticavam exercícios físicos antes de contrair a Covid-19 estão se deparando com novos desafios ao retornar aos treinos. Isso porque a infecção causada pelo coronavírus pode deixar sequelas que prejudicam a prática de atividade física, como cansaço, fraqueza muscular, confusão mental e dificuldades para dormir.

Mas se você já teve a Covid-19 e está recuperado, o professor de educação física do Sesc Goiás, Johnathan Pereira, garante que não há risco para o retorno desde que você tenha uma orientação médica e de um treinador. A orientação vale, inclusive, para pessoas que tiveram Covid-19 com sintomas leves ou assintomáticas.

“Pegou Covid e já está curado? A primeira coisa é consultar seu médico, para saber se você já está apto para retornar à atividade física. Feito isso, busque uma atividade física que você gosta de praticar para termos uma continuidade dos treinos. Começar uma academia, depois parar, em seguida fazer outra atividade, por exemplo, pode contribuir com a queda da sua imunidade”, explica.

Segundo ele, o início ou o retorno dos exercícios físicos com volume errado ou intensidade errada se tornam um imunossupressor, ou seja, diminui a atividade do sistema imunológico. “Por isso, a orientação é que no começo da atividade física a pessoa procure fazer de 30 a 50 minutos de treino, e busque exercícios com menor frequência cardíaca para que sua imunidade não tenha um desgaste”, aconselha.

Cuidar da imunidade é primordial no retorno da atividade física, de acordo com Johnathan Pereira. Além de evitar possíveis danos, fortalecer o sistema imunológico também contribui para a recuperação total da Covid-19. Por isso é preciso estar em dia com a alimentação, consumindo os nutrientes necessários para o organismo, da mesma forma é essencial ter uma boa noite de sono e praticar os exercícios com intensidade e volume corretos.

“Algumas pessoas relatam efeitos pós-Covid até dois meses depois da alta, então o segredo é retornar com treinos respeitando o seu corpo e seguindo toda orientação profissional. É sempre bom lembrar que a atividade física realizada de forma correta é uma grande aliada para uma vida mais saudável”, afirma.

Quer saber mais? Assista o vídeo abaixo: