Notícias

Conheça os benefícios do riso para a saúde física, mental e social

Boa risada alivia a tensão física deixando os músculos relaxados por até 45 minutos


Há uma frase que diz “rir é o melhor remédio” e o grande detalhe é que não há contraindicação. Uma boa risada anima a alma, contagia quem está por perto e ainda traz benefícios físicos para a saúde. De acordo com um estudo da Universidade Estadual Paulista (UNESP), rir 100 vezes durante o dia provoca os mesmos efeitos cardiovasculares que fazer exercícios de remo durante 10 minutos.

“O simples fato de rir, pode movimentar vários músculos no corpo. Esses movimentos, verificado em pesquisa, mostra que existem uma forma de integração entre riso, expressão facial, respiração, circulação do sangue e outras funções fisiológicas. O riso mexe quase com o corpo todo e, portanto, provoca benefícios físicos, mas também mentais e sociais”, explica a psicóloga do Sesc Goiás, Ana Paula.

O riso libera substâncias químicas, associadas a sensação de bem-estar, que são a endorfina e a serotonina. Essas substâncias são responsáveis pela redução ou prevenção de dores, diminuição da pressão sanguínea e das doenças cardíacas. Uma boa risada, por exemplo, alivia a tensão física deixando os músculos relaxados por até 45 minutos depois, e durante esse período há uma diminuição do cortisol, hormônio do estresse.

“Além disso, o riso pode ser um poderoso mecanismo para diminuir o medo e ansiedade. Os efeitos do riso também podem melhorar o sono e prolongar a vida. Sorrir estimula o sistema imunológico, pois com uma quantidade reduzida do hormônio cortisol na corrente sanguínea, a produção de anticorpos aumenta no nosso organismo. Deixando nosso sistema imunológico mais forte e resistente às doenças”, afirma a psicóloga.

Conexões

Estima-se que o ser humano é 30 vezes mais propenso a rir quando está com outras pessoas do que quando está sozinho. De acordo com a psicóloga, Ana Paula, rir acompanhando de outras pessoas cria conexões.

“Em uma conversa de dez minutos, por exemplo, costumamos rir até sete vezes de frases triviais. Ao sorrir geramos mais confiança e empatia nas pessoas à nossa volta. Pois é muito mais fácil nos identificarmos com uma pessoa que demonstra estar aberto e com sorriso no rosto, e não importa se é um desconhecido ou alguém muito próximo”, ressalta Ana Paula.

Estímulos

O riso como forma terapêutica é uma ciência nova, mas não se pode negar os seus benefícios. Por isso, a psicóloga aconselha a levar a vida com mais leveza e bom humor, ser mais flexível e tentar enxergar as experiências de forma mais positiva. “Pratique o riso com mais frequência, estando com as pessoas que te fazem rir ou fazendo algo que te traz alegria. E o mais interessante é que o riso não tem efeitos colaterais”, brinca.