Notícias

Conheça as doenças causadas pelo uso excessivo das tecnologias

Enfermeira e coordenadora técnica da saúde do Senac Goiás, Aline Camila, afirma que desligar o celular é uma questão de disciplina


Quanto tempo você fica conectado na internet? Já parou para observar? Um levantamento da empresa NordVPN sobre os hábitos digitais dos brasileiros, em janeiro de 2022, apontou que, em média, as pessoas começam a se conectar às 8h33 da manhã e só se desconectam às 22h13. Somado o tempo de todos os sete dias, em uma semana comum, o brasileiro passa 91 horas online.

Não há dúvidas de que os aparelhos eletrônicos são úteis no trabalho, facilitam a comunicação e oferecem infinitas opções de lazer. Mas, se usados com exagero, eles podem ser prejudiciais à saúde. De acordo com a enfermeira e coordenadora técnica da saúde do Senac Goiás, Aline Camila, já existem estudos científicos que apontam o surgimento de novas doenças causadas pelo uso excessivo das tecnologias.

“Hoje a gente tem uma cadeia de doenças de acometimento mental e psiquiátrico causadas pelo uso abusivo das tecnologias. A síndrome do toque fantasma é uma, por exemplo. Essa síndrome é quando a pessoa tem a impressão de que o celular está tocando ou vibrando quando na verdade não está. Ela não recebeu nenhuma notificação ou ligação, mas ela tem uma espécie de alucinação de tanto que ela fica conectada no seu aparelho”, explica Aline Camila.

Uma outra patologia, conforme a especialista, é a nomofobia. O termo se refere a um transtorno ligado ao medo de ficar sem o celular. A pessoa com nomofobia não consegue ter interação social, conversar, fazer qualquer atividade na ausência do aparelho eletrônico.

“Outra doença ligada ao uso excessivo da tecnologia é a dismorfia corporal. Hoje com a rapidez das tecnologias, a aceleração frenética das informações, as pessoas construíram um padrão de beleza e estético que muitas pessoas visam e deslumbram alcançar. A pessoa fica tão fissurada de forma doentia em uma figura pública, artista ou digital influencer que ela começa a ter uma obsessão por aquele padrão”, esclarece a coordenadora técnica da saúde do Senac Goiás, Aline Camila.

De acordo com ela, todas essas doenças já estão na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, mas que ainda são pouco conhecidas pela população. Por serem de caráter comportamental, geralmente as pessoas não tem autopercepção que estão doentes. “Olhar para si hoje tornou-se muito difícil justamente por conta do ritmo que estamos levando no nosso dia a dia, e isso interfere em nossa vida pessoal, profissional e conjugal”, afirma Aline Camila.

O segredo para evitar que o uso das tecnologias seja prejudicial a saúde está na moderação. A profissional garante que desligar o celular é uma questão de disciplina e exercício diário.

Veja algumas estratégias para reduzir o uso excessivo das tecnologias:

  • Ioga;
  • Terapias alternativas como com essências e óleos;
  • Meditação;
  • Atividade física;
  • Deixar o celular no modo avião na hora do sono;
  • Ler um livro.

Confira aqui o vídeo completo com a enfermeira e coordenadora técnica da saúde do Senac Goiás, Aline Camila: