Notícias

Como saber se a menopausa chegou?

Médica explica que menopausa é o nome dado à última menstruação, marcando o fim da fase reprodutiva da vida da mulher


É fato, a menopausa é um momento da vida que todas as mulheres passarão. Mas como saber se realmente esse período chegou? Para a aposentada Maria Marlúcia da Silva, 67 anos, integrante do grupo Vida Plena do Sesc Goiás, a sensação de calor foi o seu primeiro sintoma.  

“Eu sentia bastante calor e foi o único sintoma que tive. Já tem 17 anos que entrei na menopausa e encarei essa fase de boa, tranquila, eu sabia que minha rotina seria diferente e que iria parar de menstruar”, conta a aposentada.

De acordo com a médica ginecologista e obstetra, Amanda Figueiredo, a menopausa é o nome dado à última menstruação da mulher, marcando o fim da fase reprodutiva. “Muitas vezes a menopausa é confundida como um período da vida, mas não é. A menopausa é uma data específica dentro do climatério”, explica.

O climatério é definido pela Organização Mundial da Saúde como uma fase biológica que separa a transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo da vida da mulher. De acordo com a médica, o climatério inicia por volta dos 40 anos e segue até os 60 anos de idade. Já a menopausa é um marco dessa fase, correspondendo ao último ciclo menstrual, e que acontece geralmente em torno dos 48 aos 50 anos.

“A alteração hormonal provocará irregularidades menstruais, alteração do humor, insônia, fogachos (ondas de calor), alteração na libido, então são vários os sintomas que a mulher vai percebendo durante o climatério”, afirma a médica Amanda Figueiredo.

De acordo com ela, os sintomas podem ser tratados antes mesmo da última menstruação. Por isso, o ideal é sempre procurar um profissional da área para saber qual o melhor tratamento para cada caso. “Se a mulher tiver indicação, nós podemos iniciar a terapia de reposição hormonal, esse procedimento contribui no ganho à proteção cardiovascular, óssea e qualidade de vida”, destaca.

A aposentada Maria Marlúcia precisou fazer a reposição hormonal por indicação médica. Segunda ela, foi após esse procedimento que os fogachos diminuíram, ganhando qualidade de vida. “O calor me incomodava bastante, tinha ocasiões que nem estava quente e eu sentia muito calor”, lembra.

Menopausa precoce

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a menopausa precoce ocorre antes dos 40 anos e acomete 1% das mulheres. Quer saber quais os fatores que antecipam a menopausa? Assista abaixo o vídeo completo da entrevista com a médica ginecologista e obstetra, Amanda Figueiredo: