Notícias

Como guardar o álcool gel para manter a eficácia no combate ao Covid-19

Não deixe o frasco exposto à luz solar ou aberto


O álcool gel é uma forma de combater o novo coronavírus, fazendo a higienização das mãos. Apesar disso, é importante saber que a indicação é de que o produto seja o álcool 70, ou seja, que ele seja feito com 70% de álcool etílico (etanol). Essa é a quantidade necessária para combater micro-organismos como bactérias, vírus e fungos. Mas você sabia que existem cuidados necessários na forma como guardar esse álcool para que ele não perca suas propriedades de combate à doença?

Segundo Fundação Oswaldo (Fiocruz), o ideal é: evitar que o álcool gel fique exposto à luz solar, não deixar o produto dentro do carro, não deixar o frasco aberto e tomar cuidado com o prazo de validade. Além disso é importante comprar o produto em locais que você conheça a procedência e que tenha rótulo com todas as informações da substância.

Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão do novo coronavírus acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de toque do aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador, entre outros. Por isso, não abra mão da distância mínima de 2 metros entre você e as outras pessoas nos estabelecimentos comerciais, além do uso de máscara. Lave bem as mãos e faça uso do álcool em gel depois de manusear objetos e equipamentos.