Notícias

Como está a sua saúde mental nos últimos dias?

Psicóloga dá dicas de como manter o bem-estar do corpo e da mente


Quarentena, vírus, grupo de risco, isolamento social, doença, família, trabalho, economia e fake news. Nos últimos dias, um bombardeio de sentimentos e informações invadiram a cabeça dos brasileiros, abalando a saúde mental de muitas pessoas. Pensando no seu bem-estar, o Sesc Goiás preparou algumas dicas para enfrentar o momento e minimizar os sintomas da ansiedade. Veja as orientações da psicóloga Priscila Brito:

1.  Evite informações de várias fontes diferentes:

“Procure fontes confiáveis de informação, tenha cuidado com notícias falsas da internet. Estabeleça um horário para se inteirar das informações diárias, de 2 a 3 horas, no máximo. Ficar o dia todo ouvindo notícias, vai preencher todos os seus pensamentos e precisamos ocupar nosso cérebro com outras informações além da evolução da doença”, explica Priscila.

2.  Estabeleça uma rotina:

A psicóloga orienta que é preciso instituir uma hora para acordar, tomar o café da manhã e trocar de roupa. “O pijama pode dar uma sensação de preguiça e não de enfrentamento da crise. Se estiver de home office, isso vai contribuir para que a concentração no trabalho seja maior e as pessoas que estão em isolamento com você também saberão que não é momento de relaxar, mas de comprometimento com suas atividades laborais, principalmente, se tiver crianças no ambiente”, aconselha.

Priscila também pontua que a prática de exercício físico na rotina da quarentena é fundamental e garante benefícios fisiológicos. No Instagram do Sesc Goiás é possível assistir alguns treinos para fazer em casa, aproveite!

3. Use a tecnologia a seu favor:

“Felizmente temos a tecnologia para nos conectar virtualmente com as pessoas que amamos, assim ligue para os idosos da sua família que estão sozinhos, peça para eles ensinarem um jogo da infância deles, ou contar aquela história que eles amam falar. Eles ficarão felizes e você irá lembrar dos bons momentos que já passaram juntos. Tudo isso vai ativar memórias importantes e vai fazer com que os pensamentos de medo se dissipem, dando lugar a alegria e ao amor”, afirmou Priscila.

4. Faça atividades prazerosas:

Sabe aquelas atividades que ficam de lado por causa da falta de tempo? Agora você tem oportunidade para fazer. Segundo a psicóloga Priscila Brito, é hora de se permitir. “Cante, toque um violão, volte a pintar, desenhar, dançar, escrever ou ler. Por que não aprender uma nova habilidade ou estudar por meio de aulas on-line?”, sugere.

O Senac Goiás está compartilhando no seu canal do YouTube várias dicas de conhecimento. Já o Senac Educação a Distância disponibilizou 20 cursos gratuitos on-line. Desfrute!

5. Separe um tempinho para meditação e/ou oração:

“Reserve um lugar da casa para relaxar, concentrar seus pensamentos em você e no bem que você quer para aqueles que ama e para o mundo. A meditação e a oração diminuem a ansiedade, o estresse e fortalecem o sistema imunológico”, ressalta Priscila.

6. Faça terapia on-line:

Se você já faz terapia, em tempos de isolamento os atendimentos presenciais precisam ser suspensos, mas pergunte ao seu psicólogo se podem continuar virtualmente, e se ele topar, procure um lugar da casa que possibilite a conversa sem intervenção das pessoas que estão ao seu redor.

Agora, se você nunca fez terapia e tem interesse de fazer neste momento, pesquise sobre profissionais que estão oferecendo o serviço on-line ou procure uma plataforma confiável que disponibiliza o atendimento gratuito.