Notícias

Como adquirir hábitos para ter um envelhecimento saudável

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, a população brasileira está cada vez mais velha. E estima-se que, até 2050, o número de idosos deve triplicar.


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira está cada vez mais velha e isso se deve a diversos fatores. Para esclarecer um pouco mais sobre o assunto, no Momento Sesc Saber dessa semana vamos falar sobre o envelhecimento saudável. 


De acordo com Alline Morais, assistente social do Sesc Jataí, esse avanço em relação ao número de idosos, não só no Brasil mas em todo o mundo, se deve principalmente à ciência. “O avanço nas vacinas e nos medicamentos melhorou muito a saúde dos idosos”, explica.


A profissional também pontua que, além da ciência, existem outros fatores que têm possibilitado esse envelhecimento da população. “Hoje a gente vê que a sociedade tem um olhar mais minucioso para a qualidade de vida. Os idosos têm cuidado mais da saúde física, mental, social e espiritual. Tudo isso faz com que o idoso viva mais e com uma boa qualidade de vida”, afirma.


Envelhecer faz parte do processo natural da vida. Porém, alguns cuidados e hábitos devem ser adquiridos para que se tenha uma velhice mais saudável. “Não devemos ter preconceito por estarmos envelhecendo. Temos que pensar no envelhecimento de dentro pra fora. A partir do momento que reconhecemos que é normal envelhecer, fica mais fácil mostrar para a sociedade que o envelhecimento é bom e pode ser uma ótima fase da vida”, orienta a assistente social.


Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos idosos, o Vida Plena (projeto social realizado pelo Sesc Goiás), busca promover a autonomia, integração e participação da pessoa idosa na sociedade. Segundo Juliana Guimarães, coordenadora do núcleo esportivo do Sesc Jataí, além de atividades físicas, também são realizadas ações com o intuito de melhorar a socialização, como jogos, brincadeiras, palestras, dinâmicas, entre outras atividades.


Para Alline, a saúde mental e social também merecem atenção especial. “Sempre friso para os idosos o quanto é importante viver novas experiências e buscar atividades de  lazer. Quanto à saúde social, é essencial o contato com outras pessoas e participar de atividades em grupo”, comenta.


Dicas para um envelhecimento saudável:

  • Saia de casa, tenha uma vida social ativa

  • Pratique atividade física pelo menos 3 vezes na semana

  • Tenha contato com atividades culturais. Por exemplo, leia livros, vá ao teatro, pratique algum hobby

  • Beba bastante água, hidratação é fundamental.


Confira a matéria completa no vídeo abaixo: