Notícias

Assistente social alerta sobre a importância de tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19

Eficácia das vacinas foi determinada a partir de estudos que as testaram fazendo duas aplicações


A população brasileira deve tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório. Essa é a orientação do Ministério da Saúde, que reforça a importância de se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a doença. 

O último levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), do dia 10 de maio de 2021, apurou que, em todo o Estado, referente à primeira dose, já foram vacinadas 1.029.545 pessoas contra a Covid-19. Em relação à segunda dose, foram aplicadas 530.201 vacinas.

Segundo a assistente social do Sesc Goiás, Maria Eugênia, responsável pelo grupo Vida Plena da unidade de Itumbiara, é importante explicar aos idosos a relevância de tomar a segunda dose da vacina. “Aqui nós criamos um plano de ação com reuniões online e, durante as rodas de conversas, identificamos a insegurança, os medos e aflições deste grupo frente ao desconhecido. Para isso, iniciamos uma busca grupal por informações de fontes seguras e confiáveis para realizar um trabalho de conhecimento da eficiência e eficácia da vacina”, explica.

O pediatra Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), em uma palestra online para o Sesc Brasil, explicou que é importante buscar a segunda dose porque a eficácia prometida foi determinada a partir de estudos que os testaram fazendo duas aplicações. “Além de aumentar a proteção contra a Covid-19, a segunda dose ajuda a prolongá-la”, reforçou Cunha.

Em Itumbiara, a Prefeitura Municipal está aplicando a primeira e segunda dose para pessoas com 60 anos ou mais. Também estão recebendo as vacinas as pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, cuidadores de idosos, doulas e estagiários na área da saúde pública atuando no município.

“Além das ações pontuais, a campanha de vacinação faz parte da rotina dos participantes do grupo Vida Plena do Sesc Itumbiara. Com orientação e acompanhamento do calendário municipal de vacinação, a equipe do Serviço Social firmou um compromisso de informar, incentivar e monitorar os idosos na vacinação até que todos sejam imunizados com a segunda dose”, afirmou a assistente social.

Grupo Vida Plena

A pandemia do novo coronavírus trouxe a suspensão das atividades em grupo na modalidade presencial, porém o Sesc Goiás mantém a programação direcionada aos idosos de forma virtual, por meio de plataformas digitais. Reuniões, palestras, ações educativas em saúde, orientações nutricionais e práticas de atividades física estão sendo realizados online com a responsabilidade técnica do assistente social.