Notícias

A importância de uma boa noite de sono

Ter um sono com qualidade é tão importante quanto a prática de atividades físicas e manter uma alimentação saudável


Uma boa noite de sono é fundamental para se ter uma vida mais produtiva e saudável. No Momento Saber dessa semana conversamos com a instrutora de Saúde do Senac Goiás, Laryssa Fagundes, e ela explicou sobre a importância de se ter bons hábitos noturnos e deu algumas dicas para quem quer melhorar a qualidade do sono. 


De acordo com a profissional, é necessário uma média de 8 horas de sono por dia, podendo variar de acordo com a idade e necessidade de cada indivíduo. "Geralmente o adulto tem que ter uma média de 8 horas de sono por dia. Já as crianças exigem um maior tempo de repouso, variando de 10 a 12 horas de sono. Mas essas horas podem variar de acordo com cada indivíduo. Tem pessoa que com 6 horas de sono vai se sentir satisfeita", pontuou. 


Porém, dormir bem não considera apenas o total de horas de sono, e sim a qualidade do sono. Para Laryssa, "o sono é um complemento daquilo que vamos viver no decorrer do dia. O ideal para conseguir ter um dia produtivo vai estar ligado ao nosso sono. Como foi seu sono da noite? O sono que a gente perde a noite, a gente pode dormir o dia todo que acaba não recuperando totalmente", explica, e complementa que o sono é extremamente importante para as nossas funções do cotidiano. 


Ter um sono com qualidade é tão importante quanto a prática de atividades físicas e manter uma alimentação saudável, podendo influenciar na saúde física e mental. A profissional de saúde esclarece que o sono é um complemento da nossa vida diária. “Não adianta termos apenas uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, ter um hobby/lazer. O sono também é fundamental para nossa vida, assim como as demais atividades".


Riscos para a saúde

Alguns riscos podem ser acarretados na nossa vida, devido às noites de sono mal dormidas. De acordo com Laryssa Fagundes, pessoas que possuem o sono desregulado podem ter um aumento do cortisol no organismo. "A partir do momento que temos um grande nível de cortisol na nossa corrente sanguínea, há maior probabilidade do aumento do stress e da adrenalina, e isso vai acarretar em algumas situações que podem trazer prejuízos à saúde, como irritabilidade e falta de paciência. Até mesmo a ansiedade pode ser uma consequência da falta de sono", orienta. 

O aumento do cortisol vai fazer com que o nosso organismo fique desregulado, podendo ocasionar algumas doenças, como:

  • Diabetes

  • Pressão alta

  • Apnéia do sono

  • Dor de cabeça

  • Dores musculares, principalmente na região do pescoço

  • Pensamento acelerado

  • Dores gastrointestinais


Tratamentos

Existem alguns tratamentos para quem busca melhoria na qualidade do sono. Os tratamentos não são apenas medicamentosos, como, por exemplo, a prática da higiene do sono.


Segundo Laryssa, na higiene do sono há algumas regrinhas a serem seguidas, tais como: prática regular de atividades físicas, se possível evitando se exercitar no período da noite. Evitar o uso de telas (celulares, computadores e TVs) no período de duas horas antes de se deitar. Manter uma dieta balanceada, evitando comidas que demoram para fazer digestão. Deixar a luz mais branda, dar preferência para a luz azul, porque traz uma melhor harmonização para o quarto. Uso de óleos essenciais para deixar o ambiente mais calmo e aconchegante.


Porém, se essas alternativas não funcionarem é aconselhado procurar um especialista do sono. "Quando essas alternativas não funcionam, aí temos que entrar com tratamentos específicos. A pessoa deve procurar um médico especializado na medicina do sono. Esse médico vai analisar cada caso individualmente e prescrever o melhor indutor, trazendo assim uma melhor qualidade de vida", explica a profissional. 


Assista a matéria completa no vídeo abaixo: