Notícias

A importância das cores na alimentação saudável

Estratégias para manter uma alimentação saudável através de um prato colorido


Aderir a uma alimentação colorida é um grande ganho nutricional para o indivíduo. Quanto mais colorido e variado o prato, mais nutritiva é a refeição, desde que os alimentos sejam naturais. 

A alimentação saudável inclui variedade, equilíbrio e moderação. Os nutrientes estão relacionados às cores dos alimentos, quanto mais colorido o prato maior a variedade nutricional. Para a nutricionista do Sesc Goiás, Larissy Godoi, “quanto mais colorido o prato, mais vitaminas e minerais é possível aproveitar. Cada grupo de vitaminas e minerais tem certas características. Ou seja, quanto mais cor, mais chances de não ter deficiências nutricionais”. A divisão dos alimentos em grupos de cores mostra as composições de minerais, vitaminas, substâncias antioxidantes e bioativas. 

Uma alimentação equilibrada, variada, rica em nutrientes, vitaminas e minerais é representada por um prato cheio de cores. Caso tenha uma alimentação pouco colorida pode ser que esteja consumindo sempre os mesmos nutrientes e a longo prazo os efeitos podem ser sentidos pelo organismo. O ideal é consumir vegetais com ao menos cinco cores diferentes: amarelos, brancos, verdes, vermelhos e roxos, por exemplo. 

Cores dos alimentos e seus benefícios

Amarelos e Laranjas – ricos em vitamina A, que atua como antioxidante contra radicais livres, beneficia a visão noturna e melhora a imunidade. Representantes: abacaxi, caqui, manga, maracujá, melão, milho, abóbora, ameixa, caju, carambola, damasco, cenoura, laranja, mamão, pimentão amarelo e tangerina.

Brancos – alimentos ricos em minerais, como cálcio e fósforo que ajudam na manutenção dos ossos e dentes, carboidratos e vitamina B6, que favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas. São eles: alho, banana, batata, cebola, couve-flor, derivados do leite, feijão branco, maçã, pera, palmito, chuchu, cogumelo, mandioca, nabo e rabanete são os principais representantes.

Marrons e Beges – os cereais ajudam a controlar o colesterol e a diabetes, por causa da grande quantidade de fibras que possuem podem regular o funcionamento do intestino. As oleaginosas são excelentes fontes de vitamina E e selênio, ambos com funções que atuam contra a fadiga, vasodilatador, anticoagulante e antioxidante. 

Roxos – presença de vitamina B1, que auxilia no aumento da disposição mental e na manutenção do funcionamento normal do sistema nervoso, dos músculos e do coração. Alguns representantes: alcachofra, ameixa, amora, berinjela, feijão-preto, figo, jabuticaba, uva e repolho roxo.

Verdes – nutrientes antioxidantes como a luteína, vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio. Exemplos: folhas verdes, como acelga, alface, repolho, salsa, agrião, chicória, couve, espinafre, rúcula, escarola e manjericão, abacate, abobrinha, quiabo, pimentão verde, brócolis, vagem, kiwi, ervilha, limão e pepino.

Vermelhos – presença do licopeno, ricos em vitamina C e possuem antioxidantes que oferecem proteção contra doenças e estresse. Seus representantes são tomate,  beterraba, pimentão vermelho, cereja, framboesa, goiaba, melancia, morango, nectarina, pitanga e romã.

Dicas para colorir o prato

A nutricionista Larissy Godoi, faz algumas recomendações e dá dicas para se ter um prato colorido e saudável. "Sempre recomendo que sejam ingeridos pelo menos três vegetais variados, como: alface, tomate e cenoura. E pelo menos três frutas diariamente. Além de aumentar a ingestão de micronutrientes, ainda melhoramos a ingestão de fibras, que também tem papel importante para saúde intestinal”, orienta. 

Larissy propõe como pode ser um prato colorido no dia a dia: “podemos colocar arroz, feijão, carne, uma porção grande de salada mais um vegetal cozido. Ex.: Alface, tomate, cenoura e beterraba. E para melhorar ainda mais a composição uma colher de chá de azeite extra virgem e uma fruta de sobremesa”, sugere a nutricionista.

A ingestão de três tipos de vegetais por refeição tanto no almoço como no jantar, ajuda a criar hábitos mais saudáveis e nutritivos. Ingerir frutas e variá-las ao longo da semana entre as refeições e no lanche é uma boa prática. Programar refeições, organizar as compras de verduras e frutas pensando na semana toda, com o objetivo de consumir pelo menos cinco cores é uma estratégia para colorir o prato.