Notícias

Sesc Goiás é realizador da XXIX Caminhada Ecológica

Atletas começaram o percurso de mais de 300 km e passarão por 11 municípios no estado


Os 22 atletas começaram, nesta terça-feira (19 de julho), o percurso de mais de 300 km da XXIX Caminhada Ecológica. Neste ano, a edição do evento é uma realização do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Goiás e do grupo Jaime Câmera. O tema da caminhada é “Por um Cerrado Vivo”, onde os participantes passarão por 11 municípios goianos.  

Ontem (18 de julho), o evento realizou o Congresso Técnico, no Sesc Faiçalville, com a participação de todos os atletas e da equipe organizadora. O objetivo da caminhada é conscientizar a população sobre a necessidade de proteção do Rio Araguaia e do bioma do Cerrado.

É no Cerrado que se encontram oito nascentes das 12 bacias mais importantes para o fornecimento de água e energia no Brasil. Além dos riscos de seca, o desmatamento tem acelerado a extinção de mais de mil espécies de animais e plantas do bioma.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás, Marcelo Baiocchi, além de conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente, a caminhada é um evento esportivo de superação pessoal. “Esses 22 atletas percorrerão uma média de 60 quilômetros por dia, eles merecem todo o nosso reconhecimento por cada passo dado, em prol dessa causa nobre que é o cuidado com o Cerrado”, ressalta.

De acordo com o diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, a sustentabilidade é um dos pilares das duas instituições. O Hotel Sesc Caldas Novas, por exemplo, é o maior em área verde entre todos os hotéis do município. “O Sesc é um dos pioneiros no campo social e a conscientização da preservação do meio ambiente faz parte do nosso trabalho. Estamos muito felizes em participar, junto do grupo Jaime Câmera, deste evento que é um dos mais tradicionais em Goiás”, destaca.

Veja a programação completa da caminhada:

  • 19/07 – Terça-feira

- 05h: Saída da Basílica

- 08h15: Chegada em Goianira

- 09h: Passagem no trevo de Brazabrantes

- 09h50: Passagem no trevo de Caturaí

- 12h: Chegada na praça em Inhumas

- 18h30: Chegada em Itauçu

  • 20/07 – Quarta-feira

- 05h: Saída de Itauçu

- 08h30: Chegada em Itaberaí

- 12h15: Chegada na Casa da Dona Maria (Rio Uru)

- 18h30: Chegada no Trevo de entrada da Cidade de Goiás

  • 21/07 – Quinta-feira

- 05h: Saída da Cidade de Goiás

- 12h15: Almoço no Campo da Paz (Faina)

- 18h30: Chegada em Faina

  • 22/07 – Sexta-feira

- 05h: Saída de Faina

- 12h: Almoço no Campo da Paz (Faina)

- 17h30: Chegada no Trevo da Polícia Rodoviária de Araguapaz

- 19h: Chegada na cidade de Araguapaz

  • 23/07 – Sábado

- 05h: Saída de Araguapaz

- 11h30: Parada na Fazenda Mauruana

- 16h30: Chegada no Trevo do Aeroporto de Aruanã

- 17h45: Chegada em Araunã no Rio Araguaia