Notícias

Sesc Goiás abre inscrições para viagens gratuitas para Fortaleza e Recife

Ação faz parte do Projeto Minha Primeira Viagem, inserido no Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), e tem como objetivo proporcionar viagens gratuitas a pessoas de baixa renda


O Serviço Social do Comércio (Sesc) anuncia a abertura das inscrições para mais um edital do projeto Minha Primeira Viagem, que irá proporcionar viagens gratuitas para Fortaleza (CE), entre 31 de janeiro e 06 de fevereiro, e para Recife (PE), de 15 a 21 de fevereiro. Ambas as viagens terão embarque no Aeroporto Internacional de Goiânia. O projeto tem como objetivo proporcionar viagens sem custo a pessoas com renda familiar bruta que não ultrapasse o valor de três salários mínimos.

As inscrições estarão disponíveis nos dias 04 e 05 de janeiro nas unidades do Sesc Universitário, Sesc Anápolis, Sesc Itumbiara e Sesc Jataí. Para ser contemplado, é necessário estar entre uma das seguintes categorias: trabalhadores do comércio e dependentes (com a credencial Sesc atualizada), estudantes ou egressos da rede pública de ensino, e o público geral, desde que a renda familiar bruta não ultrapasse o valor de três salários mínimos.

CONFIRA AQUI OS EDITAIS E COMUNICADOS DO PROJETO MINHA PRIMEIRA VIAGEM

O comprometimento do Sesc em contemplar as famílias de baixa renda e promover iniciativas de inclusão e lazer foi ressaltado por Marcelo Baiocchi, presidente do Sistema Fecomércio Sesc-Senac. “O Sesc desempenha um papel fundamental ao oferecer serviços como o Projeto Minha Primeira Viagem de forma gratuita. É uma oportunidade de promover inclusão, lazer e, acima de tudo, a realização de sonhos para muitas famílias”, destaca o presidente.

"É gratificante proporcionar uma iniciativa que busca diminuir as barreiras socioeconômicas para o turismo, ampliando horizontes e mostrando que experiências enriquecedoras podem ser acessíveis a todos", comentou Leopoldo da Veiga Jardim, diretor regional do Sesc e Senac.

Para mais informações sobre o edital e documentação necessária, os interessados devem acessar o site do Sesc Goiás (www.sescgo.com.br). A relação dos aprovados também será divulgada no site.

Documentação necessária para inscrição

A inscrição deve ser realizada por candidato à vaga (ou seja, uma inscrição para cada pessoa interessada em participar do projeto), com idade a partir de 18 anos ou seu responsável legal quando menor de 18 anos.

No ato da candidatura devem ser apresentados os seguintes documentos originais e cópias:

a) RG ou certidão de nascimento e CPF do candidato;

b) RG ou CNH e CPF do responsável legal;

c) Comprovante de endereço - água, luz ou telefone no seu nome (emitido nos últimos 3 meses), contrato de aluguel ou autodeclaração para a moradia de aluguel ou contrato não formal, o mesmo vale para o representante legal do menor inscrito neste projeto, que deverá declarar a moradia deste, conforme modelos anexos no edital;

d) No caso de estudantes da rede pública, apresentar comprovante de matrícula em escola da rede pública de educação básica ou declaração escolar do atual ano letivo em papel timbrado, carimbado e assinado pela direção da escola;

e) Histórico escolar da rede pública de educação básica ou declaração escolar em papel timbrado, carimbado e assinado pela diretoria da escola em que estudou, que comprove a condição de egresso / ex-aluno do candidato.

f) Comprovante de renda, podendo ser:

- Três últimos contracheques ou a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) registrada e atualizada;

- Carnê do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com recolhimento em dia, no caso de empregada doméstica;

- Extrato mais recente do pagamento de benefício, obtido por meio de consulta no endereço eletrônico http://meu.inss.gov.br , para caso de cliente aposentado ou pensionista;

- Guias de recolhimento ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada no caso de autônomos e profissionais liberais (para o caso de responsável por estudante da rede pública de educação básica na condição de público geral).

Programação das viagens: Recife e Fortaleza

Em Recife (PE), entre os dias 15 e 21 de fevereiro, os participantes desfrutarão de uma visita à praia de Porto de Galinhas e Maragogi, além de um City Tour em Olinda e Recife. Atividades recreativas estão previstas, como trilha ecológica, vivência nos biomas da região e visita ao Centro de Educação Ambiental (CEA).

Dia 15 – Goiânia / Recife: Encontro com o Guia no aeroporto Internacional Santa Genoveva às 10h, para procedimentos de check-in. Saída do voo prevista às 12h10. Chegada no Aeroporto Internacional de Recife Guararapes – Gilberto Freyre às 14h50. Chegada e check-in no Hotel Sesc Guadalupe prevista às 17h. Noite livre.

Dia 16 – Recife / Porto de Galinhas / Recife: Após o café da manhã, saída para passeio à praia de Porto de Galinhas-PE, famosa pelas águas claras e mornas formadas entre corais. Às 13h, retorno ao hotel. Tarde e noite livres, com opção da programação recreativa do hotel.

Dia 17 – Recife /Maragogi / Recife: Após o café da manhã, saída para a praia de Maragogi. Day-use no Pontal de Maragogi, com redário e piscinas para adultos e crianças, chuveiros, fraldário, lounge para descanso e vários ambientes de praia. Noite livre, com opção da programação recreativa do hotel.

Dia 18 – Recife: Após café da manhã, travessia a Ilha de Santo Aleixo. Após o almoço, tarde e noite livres, com opção da programação recreativa do hotel.

Dia 19 – Recife / Olinda / Recife: Após café da manhã, tour em Olinda. Após almoço, tour em Recife. Noite livre, com opção da programação recreativa do hotel.

Dia 20 – Recife: Manhã livre. Após o almoço, saída para trilha Ecológica Sesc Guadalupe, com vivência nos biomas da região. Visita ao CEA (Centro de Educação Ambiental), local destinado ao conhecimento e preservação do meio ambiente. Após o jantar, noite livre.

Já em Fortaleza (CE), de 31 de janeiro a 06 de fevereiro, o roteiro proporciona um City Tour pela capital cearense, uma visita ao centro histórico de Fortaleza e ao Museu do Caju. Os participantes terão momentos de lazer na Praia de Cumbuco e Canoa Quebrada, além de um contato especial com a Comunidade Indígena Tapeba.

Dia 31– Goiânia / Fortaleza / Caucaia: Encontro com os guias no Aeroporto Internacional Santa Genoveva, às 4h, para procedimentos de check-in. Saída do voo prevista para às 6h. Chegada no Aeroporto Internacional de Fortaleza às 11h40. Noite livre com jantar incluso no Hotel do Sesc. 

Dia 01 – Caucaia / Fortaleza / Caucaia: Pela manhã, city tour panorâmico pela capital cearense e visita ao centro histórico de Fortaleza, onde se concentra a história da cidade marcada em seus prédios e praças, com parada no Mercado Central para compras. Almoço no hotel. Tarde e noite livres, com opção de participar da programação do hotel. 

Dia 02 – Caucaia: Após o café da manhã, o grupo tem o dia livre para aproveitar as dependências do hotel, com opções de piscinas, brinquedos aquáticos, quadras esportivas, sala de jogos, programação de lazer, espaço para passeios de bicicleta, trilhas e muito mais. Café da manhã, almoço e jantar inclusos. 

Dia 03 – Caucaia: Após o café da manhã, visita à Praia de Cumbuco, um recanto para quem procura tranquilidade e sossego. Logo após, retorno ao hotel para almoço. Em seguida, visita ao Museu do Caju, local que apresenta a cultura do caju através das artes, do artesanato e de produtos feitos da fruta. Retorno ao hotel em horário combinado e jantar.

Dia 04 – Caucaia / Aracati / Caucaia: Após o café da manhã, o grupo se desloca até a Praia de Canoa Quebrada, local de beleza exuberante e cercada por um paredão de falésias multicoloridas, sua marca, que é usada no artesanato que se espalhou pelo Brasil – silicogravura. Retorno ao hotel em horário combinado e jantar.

Dia 05 – Caucaia: Pela manhã, visita na Comunidade Indígena Tapeba, além de contemplar as histórias e tradições, o grupo participa de uma oficina ministrada pela própria população e um almoço regional. Retorno ao hotel em horário combinado e jantar.

Dia 06 – Caucaia / Fortaleza / Goiânia: Após o café da manhã, deslocamento para o Aeroporto Internacional de Fortaleza. Embarque para Goiânia previsto para às 12h40, com chegada no Aeroporto Santa Genoveva às 19h30.

Emoção e realização de sonhos

As experiências anteriores do Projeto Minha Primeira Viagem foram marcadas por relatos emocionantes de beneficiados. Elivania Teles, contemplada para o Rio de Janeiro, compartilhou sua surpresa e emoção ao ser selecionada. "Eu não acreditava, não acreditava que ia ser selecionada. Mesmo dentro do aeroporto a ficha não caiu. Só depois que eles escanearam o QRCode das passagens e entramos para embarcar que eu pensei, é verdade", confidenciou, emocionada.

Arlei Barbosa, contemplado para Porto Seguro, expressou sua gratidão pela oportunidade proporcionada pelo Sesc. "A gente não imaginaria que conseguiria trazer a família para fazer essa viagem e o Sesc proporcionou isso pra gente", destacou. Ele descreveu a incredulidade ao receber a notícia e a ansiedade até o momento do embarque, evidenciando a importância dessas iniciativas para as famílias de baixa renda.