Notícias

Sesc Caldas Novas homenageia rios goianos

Blocos do hotel ganham novos nomes com o objetivo de mostrar as riquezas hidrográficas do estado


O cerrado é considerado o “berço das águas”, nele nascem os rios que formam as principais bacias hidrográficas do continente sul-americano. Goiás, com seu território localizado no centro do bioma, rico em recursos hídricos, é considerado um dos mais abundantes estados brasileiros quanto à hidrografia.

Córregos, rios e aquíferos (águas subterrâneas), a riqueza do estado é numerosa e por isso os blocos do Hotel Sesc Caldas Novas ganharam novos nomes para homenagear os rios goianos. Agora, os cinco blocos do hotel são nomeados por Rio Tocantins, Rio Araguaia, Rio Paranaíba, Rio Vermelho e Rio Corumbá.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás, Marcelo Baiocchi, a mudança tem o objetivo de exaltar o cerrado brasileiro. “É neste bioma que está o maior manancial de água quente do mundo. O Parque Estadual da Serra de Caldas é uma das áreas mais importantes de recargas dos aquíferos hidrotermais da região, tornando o local uma potência turística mundial”, explicou.

O Hotel Sesc Caldas Novas, localizado no coração da cidade, conta com uma área de mais de 258 mil metros quadrados. Segundo o diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, o foco da unidade é o Turismo Social. “Garantir o acesso ao lazer, à cultura, a prática esportiva e ter contato com a natureza. Esse é o Sesc Caldas Novas que agora homenageia os nossos rios goianos”, ressaltou.

Confira abaixo como ficou os novos nomes e conheça um pouco de cada rio:

Bloco Rio Tocantins (antigo bloco Anhanguera)

O Rio Tocantins corre pelas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. Ele nasce na divisa dos municípios de Ouro Verde de Goiás e Petrolina de Goiás e deságua no rio Amazonas, depois de banhar os estados de Tocantins, Maranhão e Pará. Seu comprimento é de 2.416 quilômetros.

Bloco Rio Araguaia (antigo bloco Bambuí)

O Rio Araguaia nasce perto do Parque Nacional das Emas, no município de Mineiros, e deságua no Rio Tocantins, formando uma grande rede hidrográfica que une a Região Centro-Oeste ao norte do Brasil. Sua extensão é de mais de 2.000 quilômetros, sendo considerado um dos rios mais piscosos do mundo.

Bloco Rio Paranaíba (antigo bloco Osvaldo Kilzer)

O Rio Paranaíba, que tem a nascente localizada no município mineiro de mesmo nome, na Serra da Mata da Corda, percorre 1.160 quilômetros até sua foz, no encontro com o Rio Grande. A Bacia do Paranaíba tem mais de 8,5 milhões de habitantes, que vivem predominantemente em áreas urbanas, num total de 197 municípios de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

Bloco Rio Vermelho (antigo bloco Wilton Honorato)

O Rio Vermelho é um importante afluente do Rio Araguaia. Ele nasce na região da cidade de Goiás e deságua em Aruanã. O Rio Vermelho é hoje uma referência cultural para moradores vilaboenses. A história da cidade calca-se na história da mineração praticada no Rio Vermelho.

Bloco Rio Corumbá (bloco de chalés)

 O Rio Corumbá nasce no sopé da Serra dos Pireneus, em Pirenópolis, dirigindo-se para o sudeste, onde deságua no Rio Paranaíba. O Rio Corumbá tem um grande potencial energético, tendo várias usinas hidrelétricas ao longo do seu curso.