Notícias

Semana Mundial do Brincar 2020: para o Sesc, brincar é coisa séria

Profissionais se reuniram para trazer muitas opções de brincadeiras para fazer com as crianças em casa


Como é ser criança em tempos de pandemia? Essa preocupação foi foco da Semana Mundial do Brincar 2020, que se encerra no próximo domingo, 31 de maio.  Encabeçada pela Organização Não Governamental Aliança pela Infância, todos os anos a iniciativa convoca a pequenos e grandes eventos coletivos que incentivem as crianças a brincar. Porém, esse ano o chamado é outro: “o cuidado dos adultos para que as crianças brinquem nos espaços domésticos com segurança e afeto”.

Para o Sesc, brincar é coisa séria! Por isso, nesta Semana Mundial da Brincadeira “diferente” não podíamos ficar de fora e preparamos muita brincadeira boa para que os pais e responsáveis tenham repertório para todos os dias! Ao longo da semana, disponibilizamos uma série de vídeos no Canal no YouTube (youtube.com/sescgo) e também na página no Instagram (@sescgo). Lá você vai conferir aprender a fazer brincadeiras como Ping Rebate, Copo Voador, Carimbo com Folhas, Amarelinha, Acerte o Copo e Bolinha de Malabares.

Mas antes, veja só essas brincadeiras que preparamos para você já colocar a mão na massa!

Circuito psicomotor

Você vai precisar de mesinha ou cadeira (para a criança passar por baixo), brinquedos variados (que servirão como obstáculos) e toalhas enroladas para servirem como bambolês.

A criança precisa desviar dos obstáculos e pular dentro dos bambolês. O objetivo é derrubar o mínimo de obstáculos possível. Vale também premiar a criança ao final do circuito.

Ideal para crianças de 2 a 5 anos.

Bola no buraco

Você vai precisar de tesoura com ponta, tampa de caixa de sapato, bolinha pequena.

Faça dois buracos na tampa de sapato. O objetivo é conseguir colocar a bolinha nos buracos sem usar as mãos. Ideal para criar uma competição de quem acerta mais bolinhas no buraco.

Ideal para crianças a partir de 3 anos.

Pescaria

Você vai precisar de tesoura com ponta, tampinhas, barbante, fita adesiva, clips, palito de picolé ou lápis, caneta para desenhar, um pedaço de isopor plano.

Fure a tampinha com a tesoura e encaixe o clips. Faça isso em todas as tampinhas. Amarre o barbante no lápis/palito e prenda com a fita adesiva. Na ponta do barbante, amarre o clips meio aberto. Faça um desenho no isopor para ficar mais lúdico e depois é só tentar pescar as tampinhas.

Ideal para crianças de 3 a 5 anos.

Trilha de fita

Você vai precisar de fita adesiva colorida ou fita crepe e tampinha de garrafa.

Com a fita adesiva, crie um caminho na mesa imitando diferentes formas (ondulada em ângulos quadrados e retas). Depois, é só movimentar a tampinha no caminho dando petelecos com o dedo. Outra forma divertida é fazer uma bolinha de papel e movimentá-la pelo caminho soprando com um canudinho.

Outra variação desta brincadeira é colar a fita no chão. Assim a criança deve passar pisando sobre a fita até chegar ao final da trilha, essa brincadeira pode ser feita com mão livres, com a criança carregando uma bola e a equilibrando em uma colher ou equilibrando um objeto na cabeça.

Ideal para crianças de 3 a 6 anos.

Dona Aranha Embolada

Você vai precisar de papel, canetão e duas xuxinhas de cabelo.

Você pode fazer 3 desenhos iguais por 3 vezes ou 9 desenhos diferentes (ou 9 círculos coloridos). Pregue no chão na disposição 3x3.

Haverá um mestre que irá ditar o que o participante ou os participantes irão fazer.

Ex. Mão no desenho x e pé no desenho Y.

Para crianças que ainda não sabem o que é direita e esquerda, amarrar fita na mão e pé direito para diferenciar na hora do comando.

Ideal para crianças a partir de 3 anos.

Esconde varinha

Você vai precisar apenas de um objeto para esconder (sugestão: uma varinha)

O objetivo é esconder o objeto para que a criança o encontre. A pessoa que escondeu vai dando as dicas, se está “quente” ou “frio”. Quanto mais quente, mais próximo a criança estará do objeto escondido, quanto mais frio e congelante mais longe a criança está longe.

Ideal para crianças a partir de 3 anos.

Cama de gato ou teia de aranha

Você vai precisar de barbante, lã, fio ou corda, fita adesiva.

Com uma linha mais grossa, colada com fita adesiva, na parede de um corredor ou entre os pés e encosto de algumas cadeiras, assemelhando - se a uma teia de aranha, as crianças deverão atravessar a teia passando pelos espaços formados entre as linhas sem encostar para que a aranha não os pegue.

Ideal para crianças a partir de 3 anos.

Vôlei adaptado 

Você vai precisar se um tecido ou linha (que fará o papel da rede de vôlei) e uma bola

Sobre o encosto de duas cadeiras afastadas uma da outra, amarrar um tecido ou uma linha, para fazer o papel da rede. As crianças, deverão se posicionar  cada uma de um lado do tecido e deverão jogar a bola uma para a outra sem deixar que esta caia no chão ou que pingue. Esta brincadeira pode ser realizada com as mãos, com os pés ou até mesmo sentado no chão.

Ideal para crianças a partir de 3 anos.

Guia de Brincadeiras

E não para por aqui! Para fechar a Semana Mundial do Brincar 2020 com chave de ouro, os nossos profissionais das áreas da Recreação, Esporte e Lazer prepararam um Guia de Brincadeiras com muito carinho para as crianças, papais, mamães e toda a família.

São brincadeiras que vão desenvolver habilidades psicomotoras e socioemocionais da criançada, além de fortalecer os vínculos familiares, uma vez que o momento do brincar proporciona um relacionamento mais próximo entre pais e filhos.

Ao brincar a criança se desenvolve, tendo a oportunidade de experimentar o mundo e suas mais diferentes possibilidades! Vamos brincar?

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O GUIA

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ANEXO