Notícias

Quando colocar seu filho no futebol?

Entenda o que é iniciação esportiva e os benefícios para as crianças e adolescentes


 A iniciação esportiva pode ser o primeiro passo na vida de um futuro atleta. Isso porque, essa prática colabora para o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional de crianças e adolescentes, adquirindo habilidades para um futuro esportivo.

De acordo com a professora de Educação Física do Sesc Campinas, Michely Mariani, a iniciação esportiva é um período em que a criança ou adolescente começa a aprender de forma planejada a prática esportiva. “Esse momento precisa ser acompanhado por um profissional de educação física, porque a criança está em formação do corpo, anatomicamente, então uma lesão pode acontecer se não tiver a orientação de um bom profissional”, explica.

Na iniciação esportiva, de modo geral, a pessoa aprende a conviver em sociedade, respeitar regras e entender a importância do trabalho em equipe. No Sesc Goiás, a iniciação esportiva é dividida em 3 fases, segundo a Michely Mariani.

“Dos 4 aos 6 anos de idade, nós temos as Atividades Psicomotoras e Lúdicas (APLUC), onde a criança vai começar a desenvolver as habilidades de maneira lúdica e divertida. Dos 7 aos 9 anos, nós começamos a entrar com as atividades esportivas de uma forma geral, com todas as modalidades, mas ainda brincando. E a partir dos 10 anos que nós começamos os trabalhos específicos, como vôlei, natação e futebol”, ressalta a profissional.

O trabalho do Sesc Goiás é baseado na recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria que orienta que as atividades físicas devem ser iniciadas como brincadeira, não focando em competição. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tempo de atividades físicas praticadas na infância deve ser em torno de 300 minutos por semana, o que significa pouco mais de 40 minutos todos os dias.

“Mesmo se a criança não escolher ser um atleta, a iniciação esportiva colabora para que ela se torne um adulto saudável e ativo, as pesquisas mostram que crianças que se movimentam, tornam adultos também em ação”, finaliza Michely Mariani.