Notícias

Jogos Indígenas reúnem mais de 200 atletas no Sesc Universitário

Além dos indígenas, calungas, quilombolas e africanos participaram da 1ª edição dos Jogos UNIRG


Mais de 200 atletas participaram da 1ª edição dos Jogos UNIRG (União dos Indígenas Residentes em Goiânia), realizados nos dias 15, 16 e 17 de novembro, no Sesc Universitário, em Goiânia. Durante três dias de evento, indígenas de 18 etnias, além de calungas, quilombolas e africanos, disputaram as modalidades futsal e arco e flecha, nas categorias masculino e feminino. As mais de 600 pessoas que assistiram aos jogos também participaram da Feira de Artesanatos Indígenas e também conferiram apresentações artísticas. 

“Ficamos muito satisfeitos, tivemos uma ótima devolutiva por parte dos times participantes e atletas envolvidos. Foram três dias de imersão cultural, compartilhamento de tradições e vivências de lazer. Ver cada time e etnia mostrando a importância desta inclusão para a formação desportiva brasileira foi maravilhoso. Povos que mesmo sofrendo com a discriminação seguem lutando e mostrando a importância do desporto na formação e interação dos indígenas”, relata o organizador dos Jogos, Dione Rezende, assessor técnico de recreação do Sesc. 

Segundo a organização, 80% dos competidores são estudantes e boa parte deles possui o Cartão Sesc. Leomar Wainnē Xerente, coordenador dos esportes indígenas da UNIRG, afirma que o evento cumpriu com seu objetivo de promover o intercâmbio cultural entre os povos. “O Sesc sempre tem nos apoiado e isso é importante porque precisamos de espaço dentro da comunidade não indígena. Na aldeia, cada etnia tem sua organização social e chegar em uma cidade grande é outra realidade pois muitos veem de outros estados e isso acaba dificultando a união de todos”, disse. 

“Um dos objetivos do Sesc é justamente este: oferecer lazer e assistência. Saber que além disso também tivemos a oportunidade de fortalecer e apoiar a cultura indígena é uma grande satisfação”, afirma o Diretor do Sesc/Senac, Leopoldo Veiga Jardim. 

“Queremos impactar a vida das pessoas. Desejamos fazer a diferença e apoiar esta cultura é de fundamental importância para nós”, destaca Marcelo Baiocchi, presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac.

Os vencedores das competições foram premiados com troféus e medalhas e também receberam uniformes e bolas como forma de incentivo ao esporte.