Notícias

Famílias goianas conhecem o Rio de Janeiro em viagem realizada pelo Sesc Goiás

Experiência foi gratuita e contou com visita ao Cristo Redentor, Pão de Açúcar e city tour pelo centro histórico da cidade


Domingo, 10 de dezembro de 2023, os ponteiros do relógio apontavam para às 04h da matina quando os primeiros começaram a chegar no Aeroporto Internacional de Goiânia - Santa Genoveva. Malas, documentos em mãos e os olhos arregalados observavam tudo com muita atenção.

A ansiedade em viajar de avião pela primeira vez não deixou ninguém pegar no sono naquela noite. “E se a gente dormir e não acordar?”, pensou a operadora de logística Gabriela Nubia, de 41 anos. Ela e sua família foram contemplados pelo projeto “Minha Primeira Viagem” do Sesc Goiás, que levou 20 pessoas para conhecerem o Rio de Janeiro com tudo pago.

O que para muitos é banal, para as crianças da viagem a adrenalina de subir acima das nuvens foi a mesma de andar de montanha-russa. Quando o primeiro avião pousou na pista, os gritos de euforia tomaram conta da aeronave. Essa mesma cena se repetiu até a chegada ao destino final.

“Eu não acreditava, não acreditava que ia ser selecionada. Mesmo dentro do aeroporto a ficha não caiu. Só depois que eles escanearam o QRCode das passagens e entramos para embarcar que eu pensei, é verdade”, confidenciou com os olhos cheios d’água, Elivania Teles, de 40 anos.

Ela é auxiliar educacional e revelou que se não fosse essa oportunidade, não seria possível proporcionar uma viagem para a praia com as suas filhas. Elivania nunca tinha andando de avião e tampouco conhecia o mar. Ela e suas meninas, Agatha Teles e Stephanie Teles, de 12 e 7 anos, respectivamente, viveram esse sonho juntas.

A viagem pela cidade maravilhosa durou quatro dias. Foram 96 horas de emoções, descobertas, lágrimas e muita água salgada. Os turistas ficaram hospedados no Hotel Sesc Copacabana e tiveram a oportunidade de conhecer o Cristo Redentor, andar de bondinho no Pão de Açúcar, caminhar pelo calçadão mais famoso do Brasil, subir os degraus da Escadaria de Selarón e fazer um city tour pelo centro histórico da capital.

“Para mim esse é o melhor presente que eu já ganhei na minha vida até hoje. É a primeira vez que eu conheço o Rio de Janeiro. É a primeira vez que ando de avião. O Sesc só me proporcionou experiências novas”, narrou o aposentado Jurandir Farias, de 67 anos, enquanto admirava a vista no Morro da Urca. Ele viajou ao lado da sua esposa, Ivanir Divina, de 58 anos. O casal é de Americano do Brasil, cidade que fica a 110km de Goiânia.

A aposentada Rita Félix, de 72 anos, também é do interior do estado. Ela é moradora de Anápolis e soube do projeto “Minha Primeira Viagem” dentro da unidade do Sesc na cidade. Mesmo com próteses nos joelhos e com dificuldade de caminhar, a dona Rita não pensou duas vezes na hora de se inscrever para conhecer a capital carioca.

“O pessoal (a família) ficou preocupada de eu vir sozinha, mas eu falei: não gente, com o pessoal do Sesc você não está sozinha”, brincou a aposentada entre risos e lágrimas. Afinal, segurar a emoção em frente à imensidão azul, na Praia de Copacabana, não é uma tarefa fácil.  

O projeto “Minha Primeira Viagem” inserido dentro do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc Goiás, tem o objetivo proporcionar a oportunidade de viagens gratuitas para pessoas com baixa renda e que ainda não tiveram oportunidade de participar de passeios e excursões para outras cidades a laser. 

A primeira viagem do projeto, em 2023, foi para Praia Formosa (ES) e depois Caldas Novas (GO), Thermas Bonsucesso, em Jataí (GO) e Porto Seguro (BA). A previsão é de mais excursões gratuitas para 2024.