Notícias

Confira as dicas que o Sesc Goiás separou para aumentar seu desempenho no Circuito de Corridas

Alguns cuidados são essenciais para que o corpo não se sobrecarregue durante as provas



No próximo domingo (25), a cidade de Jataí recebe o Circuito Sesc de Corridas, com objetivo de promover a qualidade de vida da comunidade através do esporte. A largada irá acontecer na porta da unidade, às 8h. Os percursos serão de 5 km e 10 km de corrida, além de 3 km de caminhada.

Para auxiliar os competidores na busca por melhor desempenho, o Sesc Goiás separou algumas dicas, confira:


Dica 1: Use as roupas certas

Apesar de não parecer, a vestimenta influencia muito na realização dos movimentos e na transpiração do seu corpo. Roupas pesadas, pouco arejadas e apertadas dificultam a execução correta dos movimentos de corrida e podem transformar a atividade em algo desagradável e difícil. 

Camisa - Para escolher a camisa ideal para correr, não é preciso gastar com tecidos de alta tecnologia ou extremamente caros. A escolha deve ser baseada em peças que não limitem os seus movimentos e, se possível, de fácil absorção de suor. Para isso, aposte em camisetas que usem poliéster como matéria prima. Além de serem mais leves, são mais confortáveis do que camisas de algodão. Outras opções são tecidos de poliamida ou DryFit.

Shorts e Bermudas - Outras peças que não parecem tão relevantes são os shorts e calças para correr. O ideal é que não sejam muito grossos, exceto para corridas em ambientes e horários muito frios. O importante é se sentir confortável. Tenha a altura do joelho como referência: nem muito abaixo e nem muito acima. 

Acessórios - Evite usar elementos que possam te atrapalhar durante o exercício. Colares e pulseiras podem incomodar muito durante o percurso. O ideal é usar relógios ou monitores cardíacos leves e que sejam adaptados para a prática da atividade.

Fones de ouvido e celulares - são bons aliados desde que não tirem a sua concentração do trajeto e não atrapalhem a execução dos movimentos. Para isso, aposte em fones com modelos esportivos e cases para os celulares.

Tênis - Aliados ou vilões de todo corredor, os tênis são a principal peça a se preocupar antes de praticar a atividade física. Além do conforto, é importante avaliar o peso e formato da peça para que você não tenha nenhum problema durante a prova.


Dica 2: Use a respiração abdominal

A respiração correta deve ser feita pelo abdômen, não pela parte superior do peito. A respiração torácica pode ser um hábito difícil de modificar, principalmente quando você pretende manter um bom ritmo. O ideal é trabalhar a respiração abdominal, preferencialmente fora da corrida, nas atividades diárias. Desta forma, você constrói hábitos que posteriormente serão transferidos para a corrida.


Dica 3: Evite bebidas alcoólicas 24h antes do Circuito

No organismo o álcool influencia negativamente as funções metabólicas e fisiológicas, que são essenciais para as performances físicas. Além do índice de lesões no esporte crescer proporcionalmente ao aumento da quantidade de álcool ingerida. 


Dica 4: Hidrate-se antes de sentir sede 

Mesmo que não esteja com sede, beba um golinho de água em cada posto de hidratação, e em dias quentes, jogue o restante do copo em sua cabeça para refrescar. Não deixe para repor o líquido só ao sentir sede, pois, quando ela se manifesta é um sinal que já há uma leve desidratação no organismo. 


Dica 4: Alimente-se

Consuma carboidrato entre 60 e 30 minutos antes do exercício. É fundamental que seu corpo tenha energia no momento certo. 


Dica 5: Alongue-se antes e depois da prova

Alongar pode ajudar na prevenção de lesões e alivia a tensão e as dores comuns após uma corrida. Sem os alongamentos os músculos podem se enrijecer, causando distensões.


E fique ligado, as unidades do Sesc Centro e Anápolis já estão em contagem regressiva para as próximas edições, ainda este ano, previstas para 8 de setembro (Centro) e 20 de outubro (Anápolis). Participe! Esta etapa do Circuito Sesc de Corridas tem o apoio da Unimed Goiânia e Decathlon.