Notícias

Sesc Cidadania realiza ações sistemáticas com os alunos do ensino fundamental

As atividades visam melhorar o desenvolvimento e ensino aprendizagem dos alunos, por meio de projetos interdisciplinares


Com o objetivo de promover o desenvolvimento criativo e trabalhar a interdisciplinaridade, de 30 de outubro a 5 de novembro, o Sesc Cidadania realizou projetos e ações sistemáticas com os alunos do ensino fundamental dos anos iniciais e finais.

Os alunos do 2º ano realizaram um Sarau de Poesias. Esta ação específica  tinha como objetivo incentivar e proporcionar o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da interpretação crítica, da sensibilidade, da reflexão, do encantamento, da oralidade, da integração e da escrita.

“Através deste projeto, nossos estudantes identificam as características de um texto poético, fazem lindas produções, desenvolvem e evoluem a oralidade. Eles treinam entonação, altura da voz, postura e gestos. E o melhor de tudo, trabalham todas as etapas brincando e se divertindo”, afirma a coordenadora pedagógica Fernanda Rezende.

Para proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecerem as suas origens, histórias e tradições, foi desenvolvido, com as turmas do 4º ano, o projeto Envelhecer é o exercício de viver. Foram realizadas oficinas de histórias, leituras compartilhadas, exposição de trabalhos manuais, entre outras atividades. Segundo a coordenadora, o intuito era fortalecer os vínculos afetivos entre as crianças e seus avós, além de permitir o reconhecimento de aspectos que influenciam na organização familiar. 

Encerrando a semana de atividades, as turmas de ensino fundamental anos finais, do 6º ao 9º ano, organizaram uma Feira Cultural e Científica, que teve como tema os países participantes da Copa do Mundo 2022. Foi uma atividade interdisciplinar, onde os alunos puderam aprender um pouco mais sobre a economia, os hábitos e costumes de outras culturas. “Após vários dias de dedicação dos alunos, chegou o momento de apresentar tudo que foi aprendido durante esse período de muito estudo e preparação. Para isso, nossos alunos mergulharam um pouco dentro das peculiaridades de cada país”, finalizou Fernanda Rezende.

O Sistema Fecomércio, Sesc e Senac tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.