Notícias

Sabor sem desperdício

Mesa Brasil Sesc Goiás dá dicas de como aproveitar melhor os alimentos


Diariamente, toneladas e toneladas de alimentos são desperdiçadas em todos os elos da cadeia alimentar, do cultivo ao ato de comer. Os motivos vão da infraestrutura precária no armazenamento e transporte à falta de sensibilidade dos consumidores, que muitas vezes compram em excesso. 

O combate ao desperdício de alimentos é uma das bandeiras do Mesa Brasil Sesc. Criado em 1994 e presente em todo o país desde 2003, o programa tem o compromisso de minimizar o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar e nutricional da população. Pensando em unir ações para reduzir esse desperdício, as atividades educativas realizadas pelo Mesa difundem amplamente o conceito de aproveitamento integral dos alimentos, o qual está relacionado ao consumo de partes usualmente não aproveitadas, como cascas, entrecascas, folhas, talos e sementes. 

Como parte importante do seu conceito, o programa possui uma frente educativa que tem como objetivo a transmissão de conhecimentos sobre alimentação para empresários, voluntários, funcionários das instituições receptoras e das empresas doadoras.  

E você, sabe fazer bom uso dos alimentos em sua casa? Nós selecionamos algumas dicas e receitas do Mesa Brasil que vão te ajudar a melhorar o aproveitamento na cozinha, confira;

Cocada de casca de melancia: a parte branca da casca pode ser seca e ralada para fazer uma deliciosa cocada. Basta misturá-la com um pacote de coco ralado e açúcar, levar ao fogo e mexer até soltar do fundo da panela.

Brigadeiro de casca da beterraba: misture meia beterraba crua batida com casca a 1 lata de leite condensado, 1 colher (sopa) de manteiga e uma pitadinha de canela. Se desejar, acrescente coco ralado a gosto. Leve ao fogo mexendo até dar ponto de brigadeiro, enrole depois de esfriar e passe no açúcar cristal.


Bolo de casca de banana 

Ingredientes: 

• 2 xícaras (chá) de cascas de banana madura 

• ½ xícara (chá) de água 

• 5 colheres (sopa) rasas de margarina 

• 4 gemas • 2 xícaras (chá) de açúcar 

• 3 xícaras (chá) de farinha de trigo 

• 2 colheres (sopa) de fermento em pó 

• 4 claras em neve 

• Canela em pó para polvilhar (opcional)


Modo de preparo 

Bata no liquidificador as cascas de banana com a água e reserve. Na batedeira, coloque a margarina, as gemas e o açúcar, batendo até a mistura ficar homogênea. Acrescente as cascas de banana batidas, a farinha e o fermento. Por fim, coloque as claras em neve, polvilhando com a canela antes. Despeje a massa em uma fôrma untada (30 x 40 cm) e leve ao forno a 180 °C por 40 minutos.