Notícias

Qualificação, técnico, graduação ou especialização: descubra qual é o tipo de curso ideal para sua carreira

Vice-diretora da Faculdade Senac Goiás explica o que é e para quem é cada tipo de curso da modalidade Educação Profissional


Você quer saber qual é o curso ideal para sua carreira neste momento? O Momento Sesc Saber de hoje conversou com a vice-diretora da Faculdade Senac Goiás, Ionara Lúcia, e ela explicou os tipos de curso que contemplam a modalidade conhecida como Educação Profissional e para quem é cada um deles.  

A Educação Profissional é uma modalidade educacional que tem o objetivo de exercitar as profissões, contribuindo para que o cidadão possa ser inserido e também atuar no mercado de trabalho e na vida em sociedade.  

Curso de Qualificação: Agrega valor a uma atividade ou função dentro do mercado de trabalho. O profissional vai se aprofundar em um conhecimento para que ele seja aplicado em determinada função. Quem procura um curso de qualificação procurando oportunidades melhores no mercado, quer se aperfeiçoar naquilo que está fazendo hoje na sua função ou dominar o conhecimento sobre determinada área.  

“Por exemplo na área da beleza, o profissional pode fazer um curso de técnica de alongamento de cílios, ou na área de vendas como assistente de vendas. Todos esses cursos de qualificação colaboram para que a pessoa possa adquirir habilidades e competências dentro daquela função que desempenha”, explica Ionara Lúcia.  


Cursos Técnicos 

Curso Técnico: Fornece ao profissional uma habilitação vinculada a uma Classificação Brasileira de Ocupação (CBO). “Se você escolhe um curso técnico, você vai se aprofundar entre a teoria e a prática, direcionando para uma área e adquirindo uma habilitação. O curso técnico é uma oportunidade para quem, por exemplo tem baixa idade, terminou o segundo grau e quer se inserir no mercado de trabalho. Ou então para um profissional que não quer fazer um curso de graduação, mas precisa ocupar uma vaga muito importante que requer habilitação”, descreve a vice-diretora.  

Especialização Técnica: É um aperfeiçoamento do Curso Técnico, como explica Ionara. “Tem um caráter diferente da graduação, mas te habilita para exercitar uma atividade. Quando você faz uma especialização de Técnico em Enfermagem no Trabalho, este curso está direcionando o conhecimento e a prática para aquela determinada especialização [no Trabalho]”, exemplifica.  


Cursos Tecnólogos 

Ainda dentro da modalidade Educação Profissional, encontramos no âmbito tecnológico os cursos superiores de Graduação e Pós-Graduação, também chamados de tecnólogos, porém com uma abordagem mais prática e aplicada ao mercado de trabalho. 


Graduação: Existe uma diferença entre a graduação tradicional e a graduação tecnológica, por exemplo na duração do curso. Os cursos de graduação tecnológica são compactados em menor duração em função da sua praticidade, alinhando teoria e prática. “Nesse sentido, quem escolher uma graduação tecnológica vai fazer um curso superior, porém com o viés que chamamos de profissional”, explica a vice-diretora da Faculdade Senac Goiás.  

Pós-Graduação: Na pós-graduação a modalidade educação profissional também atua na parte de aplicação para o mercado de trabalho. Podemos encontrar especializações, mestrados e doutorados focados no âmbito profissional. “Eles trazem, por características distintas, a parte de direcionamento e aplicação no dia a dia das empresas e também das situações ocorrentes no mercado de trabalho, claro sem perder o aspecto da teoria”, justifica Ionara.  


Qual curso escolher? 

Diante de tantas oportunidades, você vai ficar pensando: qual curso escolher? 

A vice-diretora da Faculdade Senac sugere alguns critérios importantes a serem observados para que qualquer pessoa possa tomar uma decisão de forma assertiva.  

1 - É importante considerar o tempo de duração. Você precisa de uma formação imediata ou ela pode ser prorrogada a médio e longo prazo? 

2 - Avalie sua capacidade de investimento. Qual valor financeiro você pode direcionar para investir no seu curso?  

3 - Planeje-se para o futuro com foco nas oportunidades e nas tendências de mercado. “Você vai se visualizar no mercado de trabalho ocupando determinada vaga e pensar: será que daqui há um tempo eu vou conseguir me enxergar ocupando aquela área? Essa é uma orientação importante para que você possa se projetar olhando para as tendências do mercado”, orienta a vice-diretora.  

4 - Se comprometa em finalizar. Não decida por impulso ou simplesmente por uma oportunidade momentânea.  


Faculdade Senac Goiás 

Para qualquer que seja sua escolha, a Faculdade Senac Goiás tem o curso certo para você. 

“Você vai encontrar no âmbito da qualificação ou dos técnicos, ou ainda na esfera da graduação, cursos que com certeza vão fazer toda diferença na sua formação. A Faculdade Senac Goiás apresenta um leque de oportunidades para que você possa trazer um diferencial na sua carreira profissional”, afirma Ionara. 

As inscrições para o vestibular 2021/2 do Senac Goiás estão abertas. Acesse go.senac.br e saiba mais.