Notícias

Projeto do Sesc Cidadania resgata a leitura dos clássicos literários brasileiros

Alunos apresentaram seus trabalhos inspirados em 23 obras


Aluísio de Azevedo, Machado de Assis, Cora Coralina, Luís Fernando Veríssimo e Cecília Meireles. Esses foram alguns dos escritores selecionados para a 5ª edição do projeto Nas Entrelinhas do Brasil desenvolvido pelo Centro Educacional Sesc Cidadania, em Goiânia. O objetivo é desenvolver entre os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais, o hábito da leitura a partir das obras clássicas brasileiras. Foram selecionados para esta edição, 23 livros e 13 escritores de peso da literatura. 

Segundo a professora Glaucimeire Teixeira, o Nas Entrelinhas do Brasil é fruto de um outro trabalho que já é desenvolvido na escola por meio da Biblioteca, o projeto Passaporte Literário. "Nós queremos que os nossos alunos cresçam com criatividade, senso crítico, hábito de leitura e também da produção textual", destacou. 

O trabalho foi divido por etapas. A primeira fase foi com a leitura dos livros selecionados. Já a segunda parte ocorreu dentro das salas de aulas com as apresentações teatrais que foram produzidas, escritas e dirigidas pelos próprios estudantes. Todas as peças baseadas nas obras clássicas estudadas. 

A última etapa do projeto ocorreu na manhã desta quinta-feira, 31 de outubro, no auditório do Centro Educacional Sesc Cidadania. Os alunos do 9º do Ensino Fundamental apresentaram seus trabalhos para os estudantes do 8º do Ensino Fundamental. Teatro, música, dança, poema e literatura tomaram conta do palco e encantaram todos os presentes. 

“Eles são os protagonistas e ver o engajamento deles é impressionante. Todos querem participar e mostrar suas habilidades. É muito bonito esse trabalho”, ressaltou a professora Marcela Rodrigues. 

Para Leopoldo Veiga Jardim, diretor regional do Sesc Senac, o projeto é um incentivo à leitura, pois além das tarefas educativas, o projeto proporcionou ao alunos a expansão da criatividade e da imaginação, unindo a leitura, interpretação, arte e língua portuguesa.

Jornal 

O projeto Nas Entrelinhas do Brasil ainda desenvolveu com os estudantes do 9º ano a produção de um jornal baseado nos livros e escritores trabalhados em sala de aula.  Meninos e meninas escreveram reportagens, notícias, artigos de opinião e editorial. Esse é o quinto jornal realizado pelos alunos.