Notícias

Pais e responsáveis, uni-vos: apoie o estudo dos filhos durante a quarentena

Aulas presenciais, em Goiás, estão suspensas até o dia 30 de maio


A rotina em casa mudou. Os filhos não vestem o uniforme escolar e vários pais também não saem para trabalhar. Mas as aulas de muitas crianças e adolescentes continuam, de modo virtual, e todos da família precisam se adaptar ao novo modelo. Em Goiás, as aulas presencias estão suspensas até o dia 30 de maio, conforme consta a nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde. Enquanto as aulas presenciais não retornam, veja algumas dicas de como ter um bom aprendizado por meio da internet.

A principal dificuldade de muitos, com esse novo cenário, é com a rotina. Segundo a diretora do Sesc Cidadania, Tathiana Araújo, para as crianças mais novas a quebra do cotidiano escolar atrapalha na compreensão do que é momento de estudar e o momento de brincar. Seguir uma rotina com hora para acordar, tomar o café da manhã e focas nas atividades e conteúdos que foram orientandos pelos professores é a melhor opção.

De acordo com Tathiana Araújo, uma outra dica para o momento de estudo a distância é a definição de um local próprio para os estudos. “É importante que o estudante escolha um ambiente tranquilo no qual não seja distraído pelo que acontece em seu entorno e realmente possa focar”, destacou.

O diálogo é a terceira dica. Os pais e responsáveis têm um papel fundamental nesse novo modelo de estudo. É importante que os familiares demonstrem interesse naquilo que as crianças e adolescentes estão aprendendo e que se disponham a ajudá-los quando possível. Da mesma forma, a comunicação deve ocorrer com o professor. Se o aluno tem alguma dúvida, busque o educador para sanar as dificuldades.

“Além de estarmos unidos para o bem comum de todos que é a saúde, as crianças e adolescentes estão produzindo conhecimento”, concluiu a diretora do Sesc Cidadania, Tathiana Araújo.