Notícias

Novo Ensino Médio: Sesc Cidadania se prepara para oferecer cursos técnicos aos seus alunos

Estudante terá a opção de escolher o ensino integrado ao técnico por meio do Senac Goiás


A Lei do Novo Ensino Médio é de 2017, mas o assunto ainda é novo. Afinal, as mudanças na estrutura do ensino começaram a ser implementadas gradativamente este ano nas escolas públicas e privadas do país.

De acordo com o Ministério da Educação, o novo Ensino Médio permite uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, o os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

“Em outras palavras, os itinerários são os caminhos que as instituições educacionais entregam para os alunos para que eles possam ficar livres em suas escolhas, e essas escolhas são as mais próximas possíveis do mercado de trabalho, do projeto de vida de cada um deles e das intenções que cada aluno desenha para seu futuro no pós ensino médio”, explica a assessora especial de educação do Sesc e Senac Goiás, Luciana Carniello.

Os itinerários formativos serão optativos, escolhidos de acordo com a vontade do estudante e da oferta da instituição e serão compostos para se aprofundar nos conhecimentos das seguintes áreas: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; formação técnica e profissional.

“Os itinerários têm 5 possibilidades diferentes e uma delas é formação técnica e profissional, e é aqui que entra o diferencial do novo Ensino Médio do Sesc Goiás, a parceria com o Senac Goiás. Com todo seu nohall de profissionais, recursos humanos, capacitados para a oferta da educação técnica e profissional, somados a uma estrutura amplamente preparada para a oferta do quinto itinerário da formação técnica profissional no âmbito da educação básica”, ressalta Luciana Carniello.

Conforme a assessora especial de educação do Sesc e Senac Goiás, o aluno do novo Ensino Médio do Sesc Goiás terá a opção de escolher o ensino integrado ao técnico, em que o estudante começa desde a 1ª série fazendo o curso, concluindo ao final da 3ª série do ensino médio, saindo da educação básica também com o certificado de conclusão do ensino técnico.

“Nós estamos preparados para ofertar um Ensino Médio de inovação, com base na tecnologia, na preparação para o mercado de trabalho, e principalmente assegurando o protagonismo juvenil, aproximando os nossos jovens das suas vivências, das suas realidades e das suas perspectivas de formação após o Ensino Médio”, destaca Luciana Carniello.

Para saber mais das novas mudanças, assista o vídeo abaixo: