Notícias

Mãe sem culpa: dicas de como ter tempo de qualidade com os filhos

Psicopedagoga afirma que a qualidade do tempo é mais importante que a quantidade


Que mãe não se sente culpada por não ter o tempo que gostaria com seus filhos por causa da rotina corrida do dia a dia? É fato que o final do dia acumula muitos afazeres: tarefa das crianças, refeição para preparar, casa para organizar, isso quando os pais não precisam levar trabalho da empresa em casa.

“Eu mesma já me senti culpada porque muitas vezes meu filho precisou de mim, da minha presença, e eu estava ausente. Eu estava com o corpo presente, mas mentalmente ausente. Mas não podemos nos afundar na culpa, pois a qualidade do tempo é mais importante que a quantidade”, afirma Ivânia da Silva Ribeiro, psicopedagoga e professora da Educação Infantil do Sesc Universitário, em Goiânia. 

A profissional destaca que o tempo de qualidade gera inúmeros benefícios como melhorar a relação entre pais e filhos, criar memórias afetivas, tornar a criança mais segura, confiante e com autoestima elevada, melhorar o desenvolvimento e desempenho escolar e muito mais.

Segundo a psicopedagoga Ivânia, muitos pais passam tempo com os filhos, mas dividem a atenção com o celular ou outras telas. “Esse tempo tem que ser dedicado de verdade a eles para ser prazeroso, pois a criança não entende que você está ocupado e quer um carinho, atenção. Ter tempo de qualidade fará com que a criança se desperte, ame, sinta a presença da mãe, do pai, dos familiares. Ou seja, isso vai ajudar no desenvolvimento dos laços afetivos e vínculos familiares”, destaca a professora.

Dicas de como aproveitar o tempo

Preparem as refeições juntos – convide seu filho para participar deste momento pegando um talher ou uma panela. Lembrando que dependendo da idade ele não vai conseguir, mas é um momento em que você estará próxima dele.

Brinque com suas crianças – por que não brincar com sua criança? Tire um tempo, desligue do celular e se dedique para seu filho. Se você só tem 10 minutos, faça com que eles sejam de qualidade.

Use o momento no trânsito para cantar ou contar histórias – cante uma música, conte histórias, conte quantos ônibus ou carros passam, as cores dos prédios e casas, entre outros. Crie, invente!

Saia da rotina e crie momentos lúdicos – que tal tomar o café da manhã em um local diferente? Que tal sair da mesa e montar um acampamento para tomar um café da manhã diferente? Isso serve também para as outras refeições.

Na hora de dormir, conte uma história – torne esse momento prazeroso. Se precisar, invente uma história. Seu filho vai ouvir atentamente e amar esse momento. 

Deixe a imaginação fluir – Lembre-se de que não só você precisa criar. Pergunte o seu filho o que ele quer fazer. Ele vai te dar várias dicas e você vai apenas conduzir o momento.

Que neste Dia das Mães você possa aproveitar esse tempo com seus filhos e familiares. Feliz Dia das Mães!

Assista a entrevista completa: